![(Foto: Marina Torres/DP) (Foto: Marina Torres/DP)]() |
Foto: Marina Torres/DP |
Uma exposição interativa de materiais históricos de emprego militar visita o Parque da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, neste sábado (12). A atividade faz parte da programação de comemoração de 377 anos da criação do Exército Brasileiro.
O Diario esteve na prévia do evento que acontecerá no Parque. O Exército realizou, nesta quinta (10), uma amostra de alguns dos artefatos que estarão expostos para a população.
![(Foto: Marina Torres/DP) (Foto: Marina Torres/DP)]() |
Foto: Marina Torres/DP |
“No próximo dia 19 de abril estaremos comemorando os 377 anos do exército brasileiro. A criação do nosso exército foi em 1648 aqui em solo pernambucano, no Monte dos Guararapes, quando combatemos o invasor holandês e conseguimos expulsá-lo daqui. A data marca a importância porque o exército é uma instituição de Estado que representa a nossa população”, disse o Major Bruno Moraes na ocasião.
Sobre a exposição
O evento da exposição dos materiais será iniciado às 8h do sábado (12), no Parque da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, e seguirá até às 17h. A população poderá interagir e receber orientações sobre todo o material.
A atividade contará também com a apresentação da Banda de Música do Comando Militar do Nordeste, a partir das 10h.
É a primeira vez que a exposição, promovida pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), sob a coordenação da 7ª Divisão de Exército (7ª DE) e execução da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10" Bda Inf Mtz), visita o Parque.
![(Foto: Marina Torres/DP) (Foto: Marina Torres/DP)]() |
Foto: Marina Torres/DP |
Serão expostos uma gama de materiais fundamentais desenvolvimento das ações da Força Terrestre, dentre eles: uniformes, desde os usados durante a Segunda Guerra até os dos dias atuais, como o uniforme de adaptação à Caatinga, aparatos de comunicações e salvamento, utensílios, motocicletas, armamentos, veículos blindados e demais equipamentos comumente usado pelos militares em suas atividades diárias, ou durante os exercícios de adestramento, que ocorrem anualmente.
“Nós teremos uma viatura blindada para transporte de pessoal, denominada Guarani. Essa viatura tem muita tecnologia agregada, é uma produção nacional. Além disso, ela tem a capacidade de ação de choque. A ação de choque é a conjugação do poder de fogo e da proteção blindada. Então isso oferece melhores condições para nossos militares cumprirem suas missões em operações. Também teremos uma exposição de material de comunicação comando e controle, também um material atualizado para o comando e controle de consciência situacional dos comandantes em diversos níveis. O Exército Brasileiro está sempre pronto, preparado para o futuro”, explicou.
![(Foto: Marina Torres/DP) (Foto: Marina Torres/DP)]() |
Foto: Marina Torres/DP |
A população também poderá ter acesso ao estande do Hospital Militar de Área, onde o pessoal de saúde estará aferindo a pressão e orientando a população quanto a hábitos saudáveis.