Clouds28° / 29° C

OBRAS

Compesa fará intervenção em Afogados para instalação de sistema de esgoto; saiba mais

A intervenção será na Rua Nicolau Pereira

Publicado em: 09/04/2025 18:47

As obras incluem serviços como quebra do pavimento, remoção de material e assentamento de tubulação (Foto: Divulgação)
As obras incluem serviços como quebra do pavimento, remoção de material e assentamento de tubulação (Foto: Divulgação)
A Compesa irá interditar uma faixa da Rua Nicolau Pereira, no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, a partir da próxima segunda-feira (14) por conta de obras  para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da área central do Recife. As intervenções serão feitas a partir das 7h, de segunda a sábado, na faixa já isolada da rua.

De acordo com a Companhia, essa faixa da via havia sido destinada exclusivamente para abrigar os materiais da obra no período diurno, mas agora contará com equipes também trabalhando em novo horário. No período noturno, a atividade permanecerá sendo realizada com duas faixas da via interditadas. Essa estratégia visa causar o menor impacto possível no trânsito, que é intenso nessa área.

As obras incluem serviços como quebra do pavimento, remoção de material e assentamento de tubulação. Dessa forma, a expectativa da empresa agora é finalizar os trabalhos antes da data prevista inicialmente, que era 11 de agosto.

"Temos agora uma perspectiva melhor para finalizar os serviços na área, que era uma preocupação dos nossos técnicos visto que a via é bastante movimentada. Nossas equipes vão conseguir, trabalhando agora em dois turnos, adiantar os serviços e manter apenas uma faixa da via interditada durante o dia, como projetamos inicialmente. Ou seja, não haverá mudanças no trânsito em relação ao que já havia sido divulgado para a população", explicou a gerente Técnica de Engenharia da Compesa, Jamily Quental

A Companhia explica que na obra de Afogados, serão assentados 500 metros de tubulações. A ação está concentrada na rua Nicolau Pereira, próximo ao número 456, e será executada em etapas. Esse primeiro trecho deverá ser concluído até o dia 17 de abril, após o assentamento da rede e recomposição do pavimento no local. Em continuidade, a obra seguirá pela mesma via em direção ao cruzamento com a Rua Imperial. No período da obra, os motoristas precisam prestar atenção à sinalização no local e utilizar as faixas que estiverem livres para circulação.

Pina

A obra em curso no bairro de Afogados faz parte da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário com capacidade de alcançar 38 mil pessoas no Recife, segundo a Compesa. Entre elas estão moradores de bairros como Ilha da Joana Bezerra, Coque, Cabanga e, posteriormente, também o bairro do Pina e parte do Prado e Bongi. 

Além dessa frente de serviço, outras duas que fazem parte do mesmo projeto foram iniciadas nesta semana e estão sendo executadas no bairro do Pina. No total, são 13 frentes de serviço em execução pela obra, de forma simultânea, Pina, Afogados, Prado e Bongi.

Na Avenida Conselheiro Aguiar, bairro do Pina, a Compesa iniciou nesta terça-feira (8) um novo trecho de implantação da rede coletora de esgoto. A execução, também realizada pelas equipes da BRK, será realizada pelo método de vala aberta. Neste novo trecho, localizado entre as Ruas Souto Filho e Pereira da Costa, serão instalados mais 300 metros de tubulações com 150 milímetros de diâmetro e a uma profundidade de 2,80 metros. As intervenções ocorrerão na faixa do meio da via, o que resultará na interdição de três faixas, com uma faixa livre durante a execução das atividades. O acesso às ruas adjacentes permanece fluindo normalmente. As equipes trabalharão de segunda a sexta-feira nessa obra, no horário noturno, das 21h às 6h. Os motoristas devem redobrar a atenção à sinalização no local e utilizar a faixa liberada para desvio.  Durante o dia, as faixas ficam liberadas para o tráfego. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o dia 4 de junho.

Já na Avenida Domingos Ferreira, também no bairro do Pina, foi iniciado mais um trecho da obra de ampliação da rede coletora do Recife. As intervenções estão sendo executadas no trecho entre as ruas Uniflor e Vinte e Seis de Janeiro e as ações preveem a implantação de 300 metros de tubulação. 

Os trabalhos, que prosseguem até o dia 8 de maio, estão sendo realizados no lado leste da pista, com a interdição de duas faixas à esquerda da avenida. As atividades serão realizadas de segunda a sábado, das 7h às 17h. Os condutores devem ficar atentos à sinalização da área.

Mais notícias