PREVISÃO DO TEMPO
Chuvas intensas no Grande Recife devem seguir até esta quinta (3), alerta Inmet
Instituto Nacional de Meteorologia renovou, nesta quarta (2), a previsão meteorológica para a regiãoPublicado em: 02/04/2025 12:02 | Atualizado em: 02/04/2025 12:30
![]() |
Foto: Priscilla Melo/Arquivo DP Foto |
As chuvas que estão atingindo as cidades do Grande Recife e Zona da Mata Pernambucana devem continuar até esta quinta (3), segundo o alerta meteorológico divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) renovado às 10h desta quarta (2).
De acordo com as informações repassadas pelo Inmet, o aviso prevê precipitações intensas das 18h de hoje (2), até às 10h da manhã desta quinta (3).
Os riscos potenciais divulgados são de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, são baixos, segundo a corporação.
As cidades que estão nas regiões afetadas são: Abreu e Lima, Água Preta, Amaraji, Araçoiaba, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã de Alegria, Cortês, Escada, Gameleira, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Itaquitinga, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Moreno, Olinda, Palmares, Paudalho, Paulista, Pombos, Primavera, Recife, Ribeirão, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, São Lourenço da Mata, Sirinhaém, Tamandaré, Vitória de Santo Antão, Xexéu.
Apac
Na tarde de ontem (1°), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), emitiu um alerta alertando para pancadas de chuva de intensidade moderada, podendo ser pontualmente fortes, em diversas regiões do estado. O alerta é válido até às 23:59 desta quarta (2).
As áreas mais afetadas incluem a Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata Sul, Zona da Mata Norte e Fernando de Noronha.
A APAC destacou que, junto com a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, continua monitorando a situação e poderá emitir novos alertas conforme a evolução das condições climáticas.
A Defesa Civil do Recife informou que mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.0813400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.
Instruções
Em caso de rajadas de vento:não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).