![(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)]() |
Foto: Divulgação |
O Aeroporto Internacional do Recife receberá, nesta sexta-feira (4), a inauguração de sua Sala Multissensorial, uma iniciativa que faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Ministério de Portos e Aeroportos. O ato será conduzido pelo ministro Silvio Costa Filho, titular da pasta, e está previsto para começar às 10h, com a presença de autoridades e futuros usuários do espaço.
A sala, projetada para oferecer um ambiente mais confortável e acolhedor para pessoas neurodivergentes e seus acompanhantes durante as viagens, contará com recursos como luzes menos intensas, projeções nas paredes, sons de água corrente, piscina de bolinhas brancas e almofadas revestidas com tecidos especiais.
“Quem chega à Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional do Recife percebe de imediato que está entrando em um espaço diferenciado”, explicou o ministro Silvio Costa Filho.
A Sala Multissensorial no Recife será a segunda unidade do país. A primeira já está em funcionamento no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, também administrado pela Aena, a maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Neurobrinq, empresa especializada na modelagem de salas multissensoriais
Outras cidades, como Campo Grande, Uberlândia, Santarém, Juazeiro do Norte, Montes Claros e Uberaba, contam com espaços reservados para passageiros com TEA. Em Marabá, no Pará, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, as áreas estão em fase de implantação.