Clouds30° / 30° C

Saúde

Vacinação contra dengue chega a mais 7 cidades pernambucanas; saiba quais

Segundo Estado, 1,7 mil crianças e adolescentes deverão ser imunizadas contra a doença

Publicado em: 18/03/2025 07:34 | Atualizado em: 18/03/2025 08:01

Vacina da dengue contempla crianças e adolescentes  (Foto: Arquivo)
Vacina da dengue contempla crianças e adolescentes (Foto: Arquivo)
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou a expansão da vacinação  contra a dengue.
 
Serão atendidas sete cidades do Sertão, na VII Região de Saúde, com sede em Salgueiro.
 
São elas: 
Belém de São Francisco
Cedro
Mirandiba
Salgueiro
Serrita
Terra Nova 
Verdejante

A medida segue a recomendação técnica do Ministério da Saúde (MS) quanto à estratégia de vacinação de crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos. 
 
As 4 mil doses já foram encaminhadas, pelo Programa Estadual de Imunizações para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) e estão à disposição dos gestores municipais para dispensação.

As novas sete cidades fazem parte dos 405 municípios anunciados pelo órgão federal para fazer parte da estratégia nacional de vacinação. 
 
A escolha dos territórios em Pernambuco se deu a partir da alta incidência dos casos prováveis registrados na VII Região de Saúde, que em todo o ano de 2024 contabilizou a notificação de 1.126 casos prováveis para doença, representando uma taxa de incidência de 794,9/100 mil habitantes. Outro critério utilizado foi a disponibilidade de doses prevista pelo fabricante para atender a demanda.

As 4 mil doses recebidas serão destinadas para aplicação em 1ª dose (D1)  e 2ª dose (D2) em 11.704 crianças e adolescentes dentro da faixa etária indicativa, respeitando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema de vacinação.  

“Identificamos uma adesão ainda tímida nos municípios da I Região de Saúde, que compreende as cidades da Região Metropolitana. Já os residentes das cidades da V Região, localizada no Agreste, tem demonstrado uma boa iniciativa em buscar os postos de saúde. Um fator dificultador na implementação desta estratégia, é o fato de que por ser um imunizante novo a indicação do Ministério da Saúde é que seja administrado dentro dos serviços de saúde, impossibilitando a elaboração de ações externas para promoção do acesso ao imunizante nestes territórios”, destaca a superintendente de Imunizantes do Estado, Magda Costa.


Balanço 
Entre 1º de janeiro de 2024 e 11 de março de 2025, foram distribuídas 113.313 doses de vacina contra a dengue (contemplando a 1º e 2º doses) para a I Região de Saúde e até o momento foram aplicadas e registradas 70.909 doses no sistema de informação. Neste mesmo período, foram distribuídas 32.631 doses da referida vacina (contemplando a 1º e 2º doses) para a V Região de Saúde e até o momento foram aplicadas e registradas 21.493 doses no sistema de informação.

No total, 41 cidades já realizavam a estratégia de vacinação contra a doença.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua