Clouds26° / 29° C

FRAUDE

Suspeito de praticar golpes em famosa rede de academias é preso no Recife

Homem de 22 anos também foi descoberto como autor de fraudes envolvendo uma rede de aluguel de carros na capital pernambucana

Publicado em: 20/03/2025 14:10 | Atualizado em: 20/03/2025 21:36

 (Foto: Priscilla Melo/DP)
Foto: Priscilla Melo/DP
Um homem de 22 anos suspeito de praticar golpes e estelionato foi preso pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), na Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O rapaz, que não teve a identidade revelada, foi alvo de um mandado de prisão preventiva pela prática de crimes envolvendo fraudes contra uma famosa rede de academias da Região Metropolitana do Recife.

O suspeito ainda é alvo de um processo pela falsificação de um documento de um empresário do Espírito Santo. Na ocasião, dois carros no valor total de R$ 300 mil foram alugados em uma famosa locadora de veículos da RMR.

As informações foram repassadas pela Polícia Civil em coletiva realizada na sede da corporação, no centro do Recife, na manhã desta quinta (20). O homem é denunciado pelos crimes de fraude eletrônica, estelionato, e falsificação de documentos públicos e privados, e responderá a dois processos.

Golpe da academia

De acordo com o delegado Mário Melo, da Delegacia de Boa Viagem, responsável pelas investigações e pela prisão do suspeito, a rede de academias procurou a Polícia após o prejuízo observado pelo jurídico da unidade, situada no bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife.

O esquema funcionava da seguinte forma: o golpista se passava por sócio da unidade e oferecia mensalidades mais baratas aos alunos que fechassem negócio com ele, por cerca de metade do valor regular. O falso sócio, então, cadastrava o novo aluno na academia, utilizando-se de brechas do sistema, e um cartão de um laranja, e cobrava a mensalidade via pix, recebido em contas de terceiros, abertas pelo estelionatário com dados clonados conseguidos na internet. 

As ações aconteceram por volta do mês de setembro de 2024. Segundo a Polícia, até 50 pessoas podem ter ingressado na academia por meio da matrícula irregular, que já estava se tornando uma pirâmide. 
Golpe dos carros alugados

A Polícia informou que, durante as investigações do caso envolvendo a academia, outra prática ilegal do homem foi descoberta.

Ele teria falsificado uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de um empresário do Espiríto Santo, e efetuado o aluguel de dois carros em uma grande rede de locação de veículos na Região Metropolitana do Recife. O valor total seria de R$ 300 mil na locação dos veículos.

Um dos carros foi locado em Recife, na sede da rede que fica no Aeroporto dos Guararapes, na Zona Sul da cidade, e o outro veículo foi alugado em Olinda, no Grande Recife.

A ação foi praticada em março de 2024, e até o momento, um dos carros não foi recuperado. A Polícia investiga o que houve no caso.

Quem era o golpista

O suspeito dos crimes é um homem, de 22 anos, morador do bairro do Vasco da Gama, segundo informações policiais. Ele não teve nome ou dados divulgados.

De acordo com a Polícia, o homem permaneceu em silêncio e não prestou depoimento após receber voz de prisão.

Até então, o suspeito era um cidadão anônimo, sem prévias passagens pela Polícia e sem crimes fichados. A corporação informou que segue em investigações para apurar outras possíveis práticas fraudulentas por parte do preso.

Após a prisão, ele foi encaminhado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, onde aguardará os trâmites dos processos.

Mais notícias