![(Foto: Reprodução das redes sociais) (Foto: Reprodução das redes sociais)]() |
Foto: Reprodução das redes sociais |
A Secretaria de Saúde de Pernambuco emitiu uma nota, nesta sexta-feira (14), desmentindo rumores que circulam nas redes sociais sobre um possível caso de varíola dos macacos (MPOX) envolvendo alunos do Colégio EREM Padre Nércio Rodrigues, localizado na Linha do Tiro, no Recife.
No vídeo, uma mãe aparece preocupada ao relatar que seu filho, de 15 anos, estava com dores e muitas manchas avermelhadas e bolhinhas pelo corpo. Ela afirma que o adolescente e outros alunos da mesma escola estariam com suspeita de varíola dos macacos.
A mãe também narra que o filho foi levado à UPA de Nova Descoberta, mas foi orientado a voltar para casa sem diagnóstico ou tratamento adequado. Ela gravou o vídeo na tentativa de descobrir o que estava acontecendo com seu filho, mas as imagens acabaram sendo compartilhadas, causando especulações sobre o possível caso de MPOX.
O Diario de Pernambuco entrou em contato com a Secretaria de Saúde (SES-PE), que, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Recife, esclareceu que se tratava de um rumor infundado. A Secretaria informou que o caso não é de varíola dos macacos, mas sim de varicela (catapora), provavelmente relacionado a um surto da doença na comunidade escolar.
A nota ainda ressaltou que as autoridades de saúde estão investigando o caso e tomando as medidas cabíveis por meio das áreas técnicas competentes do município.