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URBANIZAÇÃO

Recife compartilha redesenho urbano para a segurança viária em evento na Colômbia

Durante o Primeiro Encontro do Laboratório de Políticas Públicas de Mobilidade Escolar Segura, a gestão municipal apresentou a experiência da transformação na Rua Silva Jardim, no Jordão, como referência para mobilidade em áreas escolares

Publicado em: 26/03/2025 22:45

O Primeiro Encontro do Laboratório de Políticas Públicas de Mobilidade Escolar Segura reuniu representantes de países da América Latina (Foto: Wagner Barbosa)
O Primeiro Encontro do Laboratório de Políticas Públicas de Mobilidade Escolar Segura reuniu representantes de países da América Latina (Foto: Wagner Barbosa)
O projeto de redesenho urbano de áreas escolares do Recife foi apresentado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) em um evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Bogotá, na Colômbia, nesta terça-feira (25).

O Primeiro Encontro do Laboratório de Políticas Públicas de Mobilidade Escolar Segura reuniu representantes do Brasil, Peru, Argentina, República Dominicana e Colômbia para debater soluções inovadoras voltadas à segurança viária e à mobilidade urbana sustentável.

Durante o evento, o gerente geral de Mobilidade Humana do Recife, Antônio Henrique, destacou a requalificação da Rua Silva Jardim, no bairro do Jordão, um projeto realizado em parceria com o Programa Ruas para Crianças (Streets for Kids), da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS). 

Desenvolvido com foco na segurança e acessibilidade das crianças, o projeto deixou o mais seguro e convidativo, segundo a gestão. A iniciativa envolveu a CTTU, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), o Gabinete de Inovação Urbana (GIURB) e as secretarias de Meio Ambiente e Primeira Infância.

A prefeitura destaca que, até o início de 2024, as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto não possuíam pavimentação, drenagem adequada ou infraestrutura voltada para pedestres e lazer. Com três escolas na área, a CTTU estimou que cerca de 1.200 pedestres circulam pelo local nos horários de pico, sendo a maioria crianças. Um levantamento revelou que 90% dos alunos vão a pé para a escola, enquanto 78% dos responsáveis relataram insegurança quanto à circulação e brincadeiras das crianças, devido à alta velocidade dos veículos.

"Todo o projeto foi construído com ampla participação da comunidade local e das escolas. Ouvimos as crianças, seus responsáveis e professores para entender suas necessidades e criar um espaço seguro e inclusivo. Além da infraestrutura viária e de drenagem, garantimos um ambiente lúdico e apropriado para brincadeiras, promovendo qualidade de vida e segurança viária", ressaltou Antônio Henrique.

Com isso, a Prefeitura do Recife implementou medidas como a instalação de chicanes, que consiste em um dispositivo viário que induz os motoristas a diminuírem a velocidade por meio de um traçado em zigue-zague. Além disso, os limites de velocidade foram reduzidos para 20 km/h em trechos prioritários e para 30 km/h no segmento da Avenida Maria Irene, entre as ruas 22 de Agosto e Silva Jardim.

O redesenho urbano incluiu o estreitamento das faixas de rolamento para ampliar as calçadas, criando espaços para convivência, brincadeiras e mobiliário urbano. Duas faixas de pedestres elevadas e um platô, estrutura que nivela a calçada com a pista, foram instalados para garantir acessibilidade segura. Elementos visuais e educativos, como pinturas coloridas no solo indicando o caminho até as escolas e jogos interativos, foram incorporados para tornar o trajeto das crianças mais seguro e atrativo.

O projeto também priorizou a criação de áreas sombreadas e confortáveis, com a instalação de bancos e o plantio de árvores nas proximidades das escolas. A circulação entre as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto foi reorganizada em formato binário, permitindo fluxos de tráfego opostos e melhorando a mobilidade na região. 

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