![(Foto:Larissa Aguiar/DP) (Foto:Larissa Aguiar/DP)]() |
Foto:Larissa Aguiar/DP |
Em seu primeiro compromisso como filiada ao PSD, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, promoveu uma reunião com os prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR) nesta terça-feira (11), no Palácio do Campo das Princesas. O encontro visou a reativação do Conselho de Desenvolvimento da RMR (CONDERM), que se encontrava inativo nos últimos anos.
Criado em 1994, o CONDERM é formado por representantes dos 14 municípios da RMR, do governo do Estado, além de representantes do Legislativo municipal e estadual. Apesar de sua importância, o Conselho perdeu sua atuação ao longo dos anos, deixando de ser uma ferramenta eficiente para o desenvolvimento regional. A reativação do CONDERM é a principal ferramenta para discutir projetos e estratégias para impulsionar o crescimento da Região Metropolitana do Recife, considerando as especificidades de cada município.
Raquel Lyra, que assumiu o governo com um forte discurso municipalista, acredita que a integração entre o Estado e os municípios é fundamental para o avanço das políticas públicas. Em sua gestão anterior como prefeita de Caruaru, a governadora teve a oportunidade de dialogar diretamente com a população e os gestores locais, experiência que ela pretende ampliar em seu novo cargo. "Acredito que a boa governança está na união entre o governo estadual e as prefeituras. O diálogo constante é essencial para entender as necessidades de cada município e, a partir disso, construir soluções efetivas para todos", declarou Lyra, destacando sua postura de parceria com os gestores municipais.
A reunião contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB), além da prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL). Estes, juntamente com outros representantes municipais, discutiram as prioridades de cada cidade e como o Estado pode colaborar para solucionar desafios regionais.
Além da reativação do CONDERM, o encontro teve como pauta principal o estabelecimento de ações conjuntas entre o Governo de Pernambuco e os municípios para o desenvolvimento da RMR. A governadora Raquel Lyra e os prefeitos discutiram questões como infraestrutura, segurança, saúde, educação e mobilidade urbana, com o objetivo de construir uma governança mais integrada e eficaz.