Clouds30° / 31° C

EXPSERIÊNCIA

Programa Ganhe o Mundo embarca 192 intercambistas para o Chile

Governadora em exercício Priscila Krause esteve no aeroporto, na madrugada desta sexta (21), para se despedir do segundo grupo de estudantes que embarcaram pelo programa

Publicado em: 21/03/2025 09:40

 (Hesíodo Góes/Secom)
Hesíodo Góes/Secom
Na madrugada desta sexta-feira (21), o segundo grupo de 98 estudantes da Rede Estadual de Ensino que participam do Programa Ganhe o Mundo (PGM) embarcou para o Chile. Com os alunos do primeiro, que viajou na última quarta (19), o número de intercambistas chegou a 192. 

A governadora em exercício Priscila Krause esteve no Aeroporto Internacional do Recife para acompanhar de perto o embarque. A gestora conversou com os jovens e suas famílias, e destacou a importância da retomada do programa.

“Que os estudantes possam ter a melhor de todas as experiências e que voltem com uma bagagem linda de histórias para contar", afirmou a governadora em exercício.

O grupo, composto por 98 estudantes, seguiu viagem rumo ao Chile em três voos programados ao longo da madrugada desta sexta-feira (21). O primeiro voo, com decolagem prevista para às 2h50, levou 47 estudantes, seguido pelo segundo às 5h, com 30 intercambistas, e o último às 5h15, transportando os 21 jovens restantes.

Entre os estudantes embarcados, estava o jovem Carlos Eduardo Moreira da Silva, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Duque de Caxias, em Buíque, no Agreste Meridional. Com apenas 17 anos, ele conta que as expectativas são altas para o intercâmbio.

"Estou com a expectativa lá em cima, a ansiedade também é muito grande. Um momento que a gente esperou há muito tempo e saber que hoje a gente está realizando é muito gratificante. Então, eu espero viver a melhor experiência da minha vida em outro país", disse. 

A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lucia Barbosa, explicou que, durante todo o processo, os jovens são acompanhados por representantes da Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE) e da empresa responsável pelo intercâmbio para que possam fazer uma jornada de 18 semanas de aprendizado e imersão cultural. 

"O PGM esteve fora da grade da Secretaria de Educação e o Governo do Estado resgatou o programa, e agora estamos embarcando esses 192 estudantes ao Chile e garantindo a eles novas possibilidades, de imersão num país distinto, com pessoas diferentes, onde eles vão aprender novas culturas e, com certeza, voltarão para Pernambuco com a cultura muito mais pujante", afirmou a secretária.

Os estudantes foram surpreendidos durante o embarque com uma chamada de vídeo da governadora Raquel Lyra, que os parabenizou pela conquista. A despedida também foi marcada pela emoção para os pais. Entre eles, estava Rosangela Lima, mãe de Caio, que tem 17 anos e estuda na Escola Técnica Estadual João Bezerra, em Brasília Teimosa, no Recife. Ela destacou a importância do apoio da família para o jovem que, pela primeira vez, vai viajar para fora do país. 

“A gente fica apreensivo porque é uma viagem. É uma coisa que ele nunca tinha feito antes, mas, a princípio, está tranquilo porque é uma coisa que ele queria e eu vejo isso como uma grande oportunidade dele aprender muita coisa. Ele está muito feliz, muito empolgado, está vivendo um sonho que ele sonhou”, relatou Rosangela. 

Ao chegarem em solo chileno, os intercambistas receberão orientações sobre normas do programa, adaptação e a rotina acadêmica que irão vivenciar. Em seguida, serão conduzidos às casas das famílias anfitriãs, que os acolherão durante a estadia. Aqueles que permanecerão na capital Santiago serão recebidos diretamente no aeroporto, enquanto os demais seguirão para suas respectivas cidades de destino no país.

Mais notícias