Clouds26° / 27° C

Carnaval

Cuidado com furtos: Polícia alerta para golpe do beijo no Carnaval 2025

Segundo a polícia, criminosos aproveitam as aglomerações do carnaval para obter vantagens

Publicado em: 02/03/2025 10:38

Carnaval de Olinda no sábado (1º) (Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda)
Carnaval de Olinda no sábado (1º) (Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda)

 

A Polícia Civil de São Paulo fez um alerta para que os foliões não caiam no "golpe do beijo" durante o carnaval. Segundo a instituição, golpistas têm se utilizado de aglomerações para fazer contatos físicos e obter vantagens.
 
O golpe consiste em o criminoso se aproximar da vítima e a beijar, com ou sem consentimento. "Com a ajuda de comparsas ou sozinho, o criminoso se aproveita do momento para furtar pertences da vítima, como celulares, carteiras, etc", diz a polícia.

A recomendação é estar sempre atento aos seus objetos, levar o mínimo necessário e manter tudo junto ao corpo. "Você pode usar pequenas bolsas ou pochetes por baixo das vestimentas, preferencialmente na parte frontal de seu corpo, de forma que sempre perceba a presença dos itens".

Outros golpes para o folião ficar atento

"Boa noite, Cinderela": Neste golpe já bastante conhecido, mas nem por isso pouco praticado, o criminoso insere alguma substância entorpecente ou incapacitante em bebidas ou alimentos da vítima sem que ela perceba. Após ficar inconsciente, a vítima tem pertences subtraídos e pode sofrer outras formas de violência. A polícia recomenda que jamais se aceite bebidas ou alimentos de estranhos e que não se distraia ao se alimentar. Uso de copos com tampa e orifício para canudo e garrafas com tampinha são boas opções. 

Golpe da confusão: Criminosos provocam uma confusão generalizada, com empurrões ou brigas falsas, para distrair a vítima e subtrair seus objetos. Ao observar situação de tumulto e desordem, o folião deve se afastar do local, proteger seus pertences e procurar um agente de segurança mais próximo.

Golpe do contato isolado: Quando o infrator cria uma situação isolada de contato físico, como esbarrões propositais, tropeços, fingir estar bêbado para encostar na pessoa ou apertá-la contra algum obstáculo. "Mantenha seus objetos protegidos e, ao perceber contatos indesejados, afaste-se imediatamente e procure um agente de segurança", orienta a polícia.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua