![Diversos moradores de Igarassu se reuniram na margem da BR-101 para ver a passagem do tranformador no domingo (16) (Foto: Reprodução/Instagram) Diversos moradores de Igarassu se reuniram na margem da BR-101 para ver a passagem do tranformador no domingo (16) (Foto: Reprodução/Instagram)]() |
Diversos moradores de Igarassu se reuniram na margem da BR-101 para ver a passagem do tranformador no domingo (16) (Foto: Reprodução/Instagram) |
O que era para ser apenas o transporte de um transformador de um parque eólico se transformou em uma festa em Pernambuco. Neste final de semana, a BR-101 atraiu milhares de pessoas que se reuniram para assistir o deslocamento de uma peça de grande porte, que saiu do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, com destino a Campina Grande, na Paraíba.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os momentos de “celebração” entre as pessoas durante o transporte da peça em diversos pontos do estado. Música, churrasco e até fantasias de carnaval não deixaram o transformador ter uma passagem discreta por Pernambuco.
Em Igarassu, na Região Metropolitana, moradores se juntaram para festejar o transporte da peça de 250 toneladas neste domingo (16). No acostamento da BR-101, foram montadas barracas de churrasco e algumas pessoas levaram cadeiras. Um homem levou uma caixa de som e na gravação ele aparece dançando com o aparelho em um dos ombros.
Ainda é possível ver em um dos registros outros moradores dançando, duas pessoas fantasiadas de homem-aranha, além de uma multidão aglomerada no acostamento. No Instagram, um usuário compartilhou um vídeo classificando o evento como “Bloco da carreta azul”, por conta da cor do transformador.
![(Foto: Reprodução/Instagram) (Foto: Reprodução/Instagram)]() |
Foto: Reprodução/Instagram |
Em uma publicação no story do perfil da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Instagram é possível ver uma multidão em cima de uma passarela aguardando a passagem do transformador. Na postagem, um agente explica o motivo pelo qual o transporte da peça vai demorar mais do que o previsto.
"Por questões de segurança, já que, daqui a pouco, em mais de uma hora e pouco, vai começar a escurecer, não é recomendável que [o transformador] trafegue à noite para não colocar a vida de ninguém em risco, foi feito um replanejamento de modo que ela vai pernoitar na unidade operacional da PRF em Igarassu, que fica no km 29", disse o policial.
A previsão inicial era que o transformador fosse entregue ao parque eólico ainda no domingo, mas a PRF explicou que a velocidade do comboio precisou ser reduzida na passagem por Abreu e Lima e Igarassu. A passagem por dois viadutos de alta complexidade e paradas técnicas para manutenção dos veículos ocasionaram o atraso.
A peça é transportada em veículos que seguem em uma velocidade média de 7km/h e deve chegar na Paraíba às 16h.