° / °
Vida Urbana
RECIFE

Parque Dona Lindu: concessionária planeja expansão da área verde

Segundo a concessionária, o projeto inclui 900m² de novas árvores, além de novos canteiros dispostos pelo parque

Publicado: 12/03/2025 às 12:19

/Foto: Divulgação

(Foto: Divulgação)

A Viva Parques Recife, concessionária responsável pela administração dos parques da Jaqueira, Santana, Apipucos e Dona Lindu pelos próximos 30 anos, traz propostas inovadoras como câmeras de monitoramento, cinema de estilo blockbuster e um campo de futebol padrão FIFA. Esses projetos, segundo Daniel Silvany Tavares, sócio da Viva do Brasil, grupo controlador da Viva Parques Recife, são baseados em pilares de infraestrutura, tecnologia, cultura e lazer.

Ele também garantiu que todos os quatro parques contarão com conectividade wi-fi e destacou que a maior parte das atrações será gratuita. Além disso, há a intenção de firmar parcerias com iniciativas que já oferecem programação aberta ao público, como o festival BB Seguros de Jazz e Blues, realizado no Parque Santana.

Quando foi inaugurado, no ano de 2011, o Parque Dona Lindu, que conta com fluxo mensal de 116 mil pessoas e permanência média de 1,5 hora, foi alvo de uma série de reclamações de moradores de Boa Viagem, para os quais o espaço público não atendia a demanda do bairro por mais área verde. Com projeto de Oscar Niemeyer, o parque abriga uma galeria de arte e um teatro, tendo se estabelecido como uma referência cultural na Zona Sul do Recife. Apesar disso, a Viva Parques garante que investirá na tão sonhada expansão da área verde do parque. 
 
 

“Parque é parque, mas cada um tem uma vocação e o Dona Lindu tem uma clara vocação cultural. A gente contratou uma consultoria urbanística que olhou para aquele espaço justamente com a ideia de trazer uma visão de parque, obviamente sem perder a característica do projeto de Niemeyer. Aí você vai ver um projeto com mais árvores, mais áreas livres e mais espaços de convivência”, explica Silvany.

Segundo a concessionária, o projeto inclui 900m² de novas árvores, além de novos canteiros dispostos pelo parque. O Parque Dona Lindu também ganhará, segundo a concessionária, uma quadra de tênis e terá sua área voltada para a prática de Bowl Skate, conforme é chamado o modelo de pista em formato de piscina, convertida em uma estrutura de Skate Park. “É um formato um pouco mais democrático”, argumenta Silvany.
Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP