Clouds26° / 29° C

RECIFE

Parque Apipucos terá cinema ao ar livre, diz concessionária

O menor entre os quatro parques concedidos à iniciativa privada, o Parque Apipucos é também o menos frequentado pelo público recifense

Publicado em: 12/03/2025 12:24

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A Viva Parques Recife, concessionária responsável pela gestão dos parques da Jaqueira, Santana, Apipucos e Dona Lindu pelos próximos 30 anos, propõe inovações como câmeras de monitoramento, cinema de estilo blockbuster e um campo de futebol padrão FIFA.

Daniel Silvany Tavares, sócio da Viva do Brasil, grupo controlador da Viva Parques Recife, explicou que os projetos são baseados em pilares de infraestrutura, tecnologia, cultura e lazer. Ele também garantiu que todos os quatro parques terão conectividade wi-fi.

O empresário afirmou que a maior parte das atrações será gratuita e destacou o interesse em estabelecer parcerias com iniciativas que já oferecem programação aberta ao público, como o festival BB Seguros de Jazz e Blues, que ocorre no Parque Santana.
 
O menor entre os quatro parques concedidos à iniciativa privada, o Parque Apipucos é também o menos frequentado pelo público recifense. Segundo a Viva Parques, a elaboração de um projeto que garantisse maior fluxo de pessoas para ele, passou pelo desenvolvimento de uma identidade para o espaço público. 

“Esse é um parque bem pequeninho, mas ele não tem uma vocação, porque as pessoas não o conhecem. Então a gente transforma ele em um centro cultural gratuito, aberto ao público, que é principalmente um cinema a céu aberto”, explica Silvany. 

Voltada para o rio, uma arquibancada natural aproveita a geografia do espaço, dando para uma tela de cinema e para, em determinadas ocasiões, shows e espetáculos. A programação, espera a concessionária, incluirá exibições de filmes blockbuster ainda em cartaz nos cinemas comerciais. Ele acredita que é possível viabilizar tais exibições de maneira gratuita, com o suporte financeiro de eventuais patrocinadores.

Desde o período da pandemia de Covid-19, a Prefeitura do Recife tem estimulado, por meio de editais, a ocupação de teatros municipais pela classe artística local. Silvany não detalha em quais datas a gestão municipal terá autorização para realizar eventos no novo equipamento, mas diz que elas existirão. A concessionária também contará com curadoria própria para seleção de atrações. “A gente tem o Flávio Marques, que é um produtor que já está no Recife, trabalhando com esse mercado cultural há muitos anos, e o Celso Curi, que é um grande nome da cultura do Brasil e que tem muita proximidade com a cultura local”, comenta o empresário. 

O projeto inclui ainda uma torre de observação, virada para a Área de Proteção Ambiental (APA) que margeia o parque. “Para que a gente promova esse cuidado das pessoas com o que se tem na cidade. A gente precisa preservar, cuidar disso”, acrescenta Silvany.
Tags: recife | parques |

Mais notícias