Rain28° / 31° C

ANIVERSÁRIO DE OLINDA

Olinda celebra 490 anos com desfiles de agremiações, shows, corte de bolo e sensação de pertencimento dos moradores

Programação se estendeu durante todo o dia e contou, também, com fogos de artifício e corte de bolo

Publicado em: 12/03/2025 19:45 | Atualizado em: 12/03/2025 19:48

Celebração reuniu centenas de moradores ao longo do dia (Foto: Priscilla Melo/DP Foto)
Celebração reuniu centenas de moradores ao longo do dia (Foto: Priscilla Melo/DP Foto)
Mais uma vez, os sons das ladeiras de Olinda foram tomados pelo frevo, mas não por conta do carnaval e sim devido ao aniversário de 490 anos de uma das cidades mais históricas do páis A programação festiva desta quarta-feira (12) contou com desfiles de agremiações carnavalescas, corte de bolo e shows no palco montado em frente ao Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura.

Foliões inimigos do fim puderam participar dos desfiles do Menino da Tarde, da Pitombeira dos Quatro Cantos e dos cortejos da Família Salustiano e Cultural Itinerante, que contou com com bois, ursos, palhaços e brincantes da cultura do estado. As agremiações desfilaram pela cidade no período da tarde e passaram por locais como a Estrada do Bonsucesso e a prefeitura.

O presidente da Pitombeira dos Quatros Cantos, Hermes Cristo Neto, disse que é um prazer poder desfilar no aniversário da cidade e que não tem como pensar em Olinda sem pensar no carnaval.

“É uma emoção enorme para a gente, porque além da Pitombeira marcar o carnaval de Pernambuco, nós vamos homenagear a Olinda, que é a nossa cidade. E é um privilégio enorme homenagear a nossa cidade e estar com o apoio da prefeitura e de uma equipe de cerca de 60 pessoas”, destacou.
As agremiações desfilaram pela cidade no período da tarde (Foto: Priscilla Melo/DP Foto)
As agremiações desfilaram pela cidade no período da tarde (Foto: Priscilla Melo/DP Foto)

A Pitombeira dos Quatro Cantos saiu de sua sede, na Rua 27 de Janeiro, e seguiu para o Largo da Prefeitura, arrastando centenas de foliões.

Uma das moradoras que apreciou o desfile da agremiação foi Maria Bernadete, de 62 anos, que mora em Olinda há 50 anos e é apaixonada pela cidade. 
 (Foto: Adelmo Lucena/DP)
Foto: Adelmo Lucena/DP

“A cidade é linda. Eu ando por todos os lugares aqui. Prefiro Olinda a Recife, porque aqui eu sinto a história. A cidade tem seus problemas como em todos os lugares, mas eu não saio mais daqui. Além disso, eu acho que a cidade tem um acolhimento melhor dos moradores. Eu estou hoje com meu neto, que quis vir dar uma volta e aproveitei para ver o desfile da Pitombeira”, comentou.

Outra moradora que não pensa em deixar a cidade é a professora de artes aposentada Mery Silva, que morou na França e em São Paulo, mas devido à memória afetiva, decidiu retornar para Olinda e hoje mora com a mãe e a irmã.

“Eu passei minha juventude aqui em Olinda, brincando. Então sempre amei muito estar aqui e, sempre que eu vinha para Pernambuco, não deixava de estar em Olinda, de participar do que acontecia na cidade. Para mim foi maravilhoso voltar a morar aqui, pois era uma coisa que eu tinha muita vontade. Eu gosto desse lado festivo da cidade, desse lado antigo e histórico e do fato da cidade se tornar uma pequena vila, onde todos se conhecem. É muito agradável”, afirmou.
 (Foto: Priscilla Melo/DP Foto)
Foto: Priscilla Melo/DP Foto

A professora ainda destaca que Olinda é uma pérola que precisa ser preservada. “É uma cidade que merece ter um olhar de muito cuidado e respeito. Eu acho que seria muito interessante que a população que gosta de morar aqui e a nova administração olhem com carinho para a cidade, porque é uma pérola e é valiosa”, conclui.

Além do carnaval, Olinda também conquista seus moradores pelo clima acolhedor e pelas paisagens. O Alto da Sé, um dos pontos turísticos da cidade, oferece uma vista do mar e de Recife, tornando-se um local especial para encontros, passeios e apreciação de um dos pores do sol mais bonitos da região. 

A gastronomia também é um motivo de orgulho, com a famosa tapioca da Sé, os frutos do mar e a culinária nordestina. Outro fator que faz os olindenses se orgulhar é a vida cultural, uma vez que o município conta com artistas, músicos e artesãos que mantêm viva a tradição do frevo, da ciranda e das artes plásticas.

A programação da noite conta ainda com shows de Zuza Miranda e Thaís, Mestra Ana Lúcia do Coco, Gangga Barreto, Orquestra de Bolso e de Sambadeiras, no Largo da Prefeitura.

Mais notícias