Clouds31° / 31° C

Saúde bucal

Mutirão de atendimentos odontológicos gratuitos é realizado no Recife

Ação acontece em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, no Compaz Leda Alves

Publicado em: 18/03/2025 09:19 | Atualizado em: 18/03/2025 09:22

Atendimentos acontecem no Compaz  (Foto: Divulgação )
Atendimentos acontecem no Compaz (Foto: Divulgação )
O Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, de  Boa Viagem e Graças, no Recife,  realiza um mutirão de atendimentos odontológicos  gratuitos. 
 
A ação acontece na quarta (19), das 9h30 às 11h30, no Compaz Leda Alves,  na Rua José Rodrigues, no Pina, na Zona Sul. A iniciativa é gratuita e aberta ao público.

Durante o mutirão, acadêmicos e dentistas especialistas, sob a supervisão de professores, farão avaliações iniciais por meio de triagens. Caso seja identificada a necessidade de procedimentos, os pacientes serão encaminhados para atendimentos específicos nas Clínicas-Escola da Uninassau. Os serviços incluem profilaxia (limpeza), clareamento, próteses, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, extrações e atendimento de urgência.

A responsável técnica da Clínica-Escola de Odontologia da UNINASSAU Boa Viagem, Letícia Santos, destaca a importância da ação para ampliar o acesso aos cuidados odontológicos. “O Brasil ainda enfrenta desafios significativos em relação à saúde bucal. Muitas pessoas só procuram o dentista quando já têm um problema avançado, o que poderia ser evitado com prevenção e acompanhamento regular. Nosso objetivo com essa iniciativa é oferecer orientação e facilitar o acesso a tratamentos essenciais”, explica.

A ação acontece em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado em 20 de março. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da higiene oral e da prevenção de doenças bucais, além de reforçar a necessidade do acesso a cuidados odontológicos de qualidade. Além da estética, a saúde bucal é essencial para a prevenção de doenças que podem impactar outras partes do corpo, tornando-se um fator fundamental para a qualidade de vida.

Já a responsável técnica da Clínica-Escola de Odontologia da instituição nas Graças, Graziela Linhares, reforça que ações como essa são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância da higiene bucal. “A boca é a porta de entrada para a saúde do corpo. Problemas como cáries e infecções gengivais podem levar a complicações mais graves, afetando a saúde geral. Por isso, nosso foco é educar e atender a comunidade, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida”, afirma.

Para participar do mutirão, não é necessário realizar inscrição prévia, basta comparecer ao local no horário indicado para receber o atendimento. Além disso, as Clínicas-Escola continuarão oferecendo os serviços iniciados no mutirão, incluindo avaliações odontológicas, até o dia 31 de março.

Mais notícias