![(Foto: Romulo Chico/Arquivo DP Foto) (Foto: Romulo Chico/Arquivo DP Foto)]() |
Foto: Romulo Chico/Arquivo DP Foto |
Uma mulher identificada como Fernanda Ferreira Rodrigues da Silva, de 24 anos, foi assassinada a facadas pelo companheiro O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (31), no Engenho Gameleira, zona rural de Catende, na Mata Sul de Pernambuco.
O suspeito é Thiago Guilherme, de 36 anos, que foi preso em flagrante após tentar forjar a cena do crime. A princípio, ele relatou às autoridades policiais que um desconhecido teria saído do matagal e jogado um pedaço de madeira contra a motocicleta em que ele e Fernanda estavam, fazendo com que caíssem.
Thiago ainda alegou que o suposto agressor teria esfaqueado Fernanda. Porém, as investigações da polícia apontaram o companheiro da vítima como o principal suspeito. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi autuado em flagrante por feminicídio. O caso segue sob investigação.
Dados de feminicídio em 2024 são alarmantes
Uma pesquisa desenvolvida pela Rede de Observatórios da Segurança apontou que a cada 17 horas, uma mulher morre em razão do gênero em 2024. O estudo levou em conta os casos ocorridos em Pernambuco, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ao todo, foram 531 vítimas de feminicídios no ano passado, sendo que 75,3% dos casos foram cometidos por pessoas próximas. Se considerados somente parceiros e ex-parceiros, o índice é de 70%.
O novo boletim Elas Vivem: um caminho de luta, divulgado nesta quinta-feira (13), foi produzido pela Rede de Observatórios da Segurança, uma iniciativa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) dedicada a acompanhar políticas públicas de segurança, fenômenos de violência e criminalidade em nove estados.