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Foto: Yacy Ribeiro/Secom |
O Governo de Pernambuco publicou, nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial do Estado, dois editais de licitação para o alargamento da ponte sobre o Rio Beberibe, conhecida como Ponte Preta, em Olinda, e para execução das obras de recuperação estrutural do Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife.
Para tirar as obras do papel, serão necessários R$ 25,8 milhões. Segundo a gestão, o alargamento da Ponte Preta deve iniciar no final de maio, com prazo de conclusão de 12 meses.
Já a recuperação estrutural do Túnel Felipe Camarão, no Recife, deve ser concluída em 360 dias após a emissão da ordem de serviço. Uma vistoria técnica apontou a necessidade urgente de recuperação do Túnel Felipe Camarão. Há problemas em sua estrutura, como desplacamentos de materiais, fissuras, rachaduras, infiltrações e exposição de armaduras oxidadas.
Construído em 2012, o túnel não passou por manutenção adequada desde sua inauguração, o que resultou em um agravamento da degradação estrutural. De acordo com o Governo, o sistema hidráulico de drenagem do túnel, responsável pela evacuação das águas da chuva, encontra-se em colapso.
"A situação estrutural do Túnel Felipe Camarão exige uma intervenção técnica criteriosa para corrigir os danos acumulados ao longo dos anos. Com essa licitação, daremos início a um trabalho essencial para restaurar a integridade da estrutura e melhorar as condições de trafegabilidade no local", declarou o diretor-presidente do DER-PE, Rivaldo Melo.
Ponte Preta
A Ponte Preta é um dos principais gargalos no corredor Norte-Sul da RMR. Atualmente, a via reduz de oito para quatro faixas no trecho da ponte, causando constantes engarrafamentos. A intervenção, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, pretende eliminar o estreitamento da pista, ampliando a estrutura para igualar o número de faixas ao restante da avenida, além de contemplar a instalação de nova iluminação pública na Pan Nordestina.
"Todo mundo que transita pela Pan Nordestina sabe que ali é um grande gargalo, que vai ser resolvido nesse processo de alargamento", pontuou o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano do Estado, Francisco Sena.
No ano passado, o Estado entregou o alargamento da Avenida Pan Nordestina e do Canal da Malária, com investimento de R$ 27 milhões. A obra ampliou de seis para oito faixas de rolamento, com melhorias como nova drenagem, ciclofaixa e segregação da via exclusiva para o BRT, beneficiando milhares de pessoas que transitam diariamente pela via.
Segundo a gestão, o alargamento da ponte não foi contemplado no projeto original de ampliação da Pan Nordestina, entregue em julho de 2024, devido à complexidade técnica e ao custo elevado da fundação da ponte.