Clouds25° / 27° C

EDUCAÇÃO

Governo Federal libera R$ 900 milhões para investimento na educação do Recife através do Fundef

Prefeitura do Recife visa reforçar ações como a triplicação das vagas de creche, o avanço do ensino integral, requalificação de equipamentos, fortalecimento da educação inclusiva e valorização dos professores da rede municipal

Publicado em: 20/03/2025 15:28 | Atualizado em: 20/03/2025 16:20

Valor será pago em três parcelas (Foto: Andréa Rêgo Barros)
Valor será pago em três parcelas (Foto: Andréa Rêgo Barros)
O Governo Federal irá repassar  R$ 900 milhões para a rede municipal de ensino do Recife através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O valor será repassado em três parcelas, sendo a primeira prevista para 2026 e as outras duas para os anos de 2027 e 2028.

A quantia será repassada devido a um acordo firmado entre a prefeitura da cidade e o Ministério da Educação. O valor será utilizado tanto para os professores, quanto para os alunos, sem precisar aguardar por uma decisão judicial, até então, sem previsão.
 
“Quero agradecer a sensibilidade do presidente Lula, que, ao saber da possibilidade de um acordo tão significativo e com um impacto tão expressivo para a educação do Recife, assegurou todas as condições necessárias para que esse passo de hoje pudesse ser viabilizado. E também destacar, aqui, o papel do ministro Jorge Messias (AGU), e também do Ministro Camilo Santana, que tanto trabalharam para que esse momento ocorresse com celeridade para nos ajudar a seguir transformando a nossa cidade”, apontou o prefeito João Campos.

De acordo com a gestão municipal, o valor será utilizado como reforço em ações educacionais que vão abranger os mais de 100 mil estudantes e professores da rede de ensino. Os docentes que atuaram de 1998 a 2006, incluindo aposentados e pensionistas, também devem receber percentuais desse valor em conformidade com a Constituição e o entendimento de órgãos de controle que já se posicionaram sobre o tema.

Com o valor, a Prefeitura do Recife pretende triplicar o número de vagas em creches, ampliar a educação inclusiva,  o ensino integral, requalificar equipamentos da rede, construir novas unidades e valorizar os profissionais da área.
 
O resultado da conciliação será enviado ao Poder Judiciário para homologação. O valor firmado no acordo corresponde exclusivamente à diferença do repasse da complementação da União aos recursos do Fundef, atualizados com juros de mora e correção monetária. O deságio aplicado foi de 30%, seguindo o padrão do que é praticado pela União com outros entes públicos.

A AGU realizou acordos semelhantes com 117 municípios e diversos estados brasileiros, como o Governo de Pernambuco, em 2022. Em 2024, foram firmados acordos com cinco estados do país, encerrando processos que tramitavam há mais de duas décadas no Supremo Tribunal Federal (STF).

A previsão é que nas próximas semanas, a Prefeitura do Recife disponibilize uma página exclusiva aos professores, com área para cadastramento, esclarecimentos e informações sobre os recursos do Fundef.

Mais notícias