Rain25° / 25° C

ABASTECIMENTO

Governo entrega poço criado para acabar com rodízio de água em parte de Paulista

Por meio da Compesa, o Governo de Pernambuco inaugurou um poço profundo que vai levar águas às torneiras de 5,5 mil pessoas

Publicado em: 21/03/2025 19:47 | Atualizado em: 21/03/2025 20:47

O poço faz parte do conjunto de ações do programa Águas de Pernambuco (Foto: Yacy Ribeiro/Secom)
O poço faz parte do conjunto de ações do programa Águas de Pernambuco (Foto: Yacy Ribeiro/Secom)
Moradores de Paulista, no Grande Recife, receberam nesta sexta-feira (21) as obras de um poço profundo de 354 metros instalado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Segundo o Governo, a estrutura é responsável por acabar com o rodízio de água em uma parte do bairro de Maria Farinha, alcançando  5,5 mil moradores da região.

O poço faz parte do conjunto de ações do programa Águas de Pernambuco e recebeu investimentos de R$ 3,4 milhões. O poço profundo e suas estruturas auxiliares fornecem 25 litros de água por segundo, que seguem por uma adutora de 390 metros até o reservatório REL Maria Farinha. 

“Hoje, aqui na cidade de Paulista, inauguramos a obra de um poço que vai colocar água diariamente na casa de 5,5 mil pessoas, em um bairro que antes tinha um rodízio de três dias sem e um dia com água. Isso é o exemplo perfeito do que significa o Águas de Pernambuco, que está investindo mais de R$ 6 bilhões em ações semelhantes a essa no Estado inteiro”, ressaltou a governadora em exercício Priscila Krause. 

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, lembrou que neste sábado (22) será comemorado o Dia Mundial da Água, e que cabe também aos governantes o compromisso e a responsabilidade de preservar suas riquezas naturais. 

“A Região Metropolitana do Recife, por exemplo, tem água subterrânea como uma das suas fontes importantes, principalmente aqui na área Norte. E o Governo de Pernambuco tem feito a sua parte construindo equipamentos como esse, com responsabilidade, para que gradativamente possamos dar às pessoas a qualidade de vida que elas merecem”, detalhou o secretário.

Já o presidente da Compesa, Alex Campos, destacou que no Estado existe um desafio muito grande, que é a questão dos rodízios. 

“Além da promoção da universalização do acesso à água e ao saneamento básico, acabar com o rodízio é um dos grandes compromissos do programa Águas de Pernambuco, ou seja, fazer com que áreas que vivem historicamente com períodos longos sem água passem a ter uma melhor qualidade de abastecimento”, afirmou.

Um dos moradores de Maria Farinha alcançado com as mudanças promovidas pela instalação do poço é o técnico Carlos Antônio, que também integrou a equipe de montagem do equipamento.

“Fora a perfuração, eu creio que a obra durou três meses, e para mim é uma honra ter participado de tudo isso. Minha vida melhorou, porque antes eram três dias sem água e um com, o que era muito incômodo”, disse ele.

Tags: poço | paulista | rodízio |

Mais notícias