Rain29° / 30° C

PARQUES

Escolinha de bicicross do Parque da Jaqueira é transferida para o Parque Santana; pista será transformada em área para restaurantes

A previsão é que o Parque da Jaqueira tenha a pista de BMX retirada para a construção de uma área voltada para restaurantes. Área esportiva do Parque Santana será reformada para atender estes ciclistas

Publicado em: 21/03/2025 20:00 | Atualizado em: 21/03/2025 20:36

Objetivo da Viva Parques é construir uma área para restaurantes no local da pista de bicicross (Foto: Marina Torres/DP Foto)
Objetivo da Viva Parques é construir uma área para restaurantes no local da pista de bicicross (Foto: Marina Torres/DP Foto)
Após o Diario de Pernambuco noticiar que a Viva Parques Recife, concessionária responsável pela administração de três parques na capital, pretende inserir uma área voltada para restaurantes onde funciona uma pista de BMX no Parque da Jaqueira, a empresa divulgou, nesta sexta-feira (21), detalhes das obras nos espaços esportivos do local, bem como no Parque Santana.

De acordo com a concessionária, a ação faz parte de um acordo com as federações pernambucanas de BMX (FPEBMX) e de Ciclismo. Como mostrou o Diario de Pernambuco ainda este mês, a concessão da administração dos parques à iniciativa privada preocupa ciclistas que utilizam a pista de BMX do Parque da Jaqueira, uma vez que o espaço deve ser alterado.

O treinador e ex-atleta Gilmar Batista dos Santos mantinha uma escolinha de BMX no local com a presença de mais de 30 alunos de áreas periféricas do Recife, que não terão mais acesso a esta pista de ciclismo.

No Parque da Jaqueira, está prevista a construção de uma pista de Pump Track, que consiste em um circuito com ondulações e curvas, apropriado para a prática de esportes radicais e sobre rodas, para crianças de 2 a 10 anos. A empresa destaca que o espaço também poderá ser utilizado por praticantes de skate, patins e patinetes

Segundo Gilmar Batista, a Viva Parques sugeriu que ele transferisse sua escolinha para o Parque Santana, onde a pista de BMX passará por uma reforma para se adequar ao padrão “Challenger”, categoria voltada para amadores e iniciantes.

As intervenções incluem a atualização do sistema de largada, seguindo as normas para competições oficiais, e a instalação de novos equipamentos. Com a nova infraestrutura, o espaço atenderá ciclistas de diferentes faixas etárias e níveis de experiência. A iniciativa ainda visa promover doação de bicicletas e equipamentos de proteção para o projeto social realizado por Gilmar Batista, que continuará como instrutor. 

“A gente é envolvido naquela pista [do Parque da Jaqueira]. E eu vou ficar com o Parque Santana e eu acho que os alunos vão migrar para lá. Com isso dá para dar continuidade ao trabalho social. A gente fica 'meio assim' porque a gente não quer perder o que já está pronto”, conta Gilmar, que já está atuando no novo local.

A previsão é que as obras no Parque Santana sejam finalizadas antes do início das obras na Jaqueira.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua