Clouds26° / 27° C

TAMBORES

Encontro de Maracatus celebra tradição e memória em Olinda

Evento reuniu 26 grupos, nesta segunda-feira (3), e destacou a importância da preservação cultural

Publicado em: 03/03/2025 16:37 | Atualizado em: 03/03/2025 17:01

Som dos tambores ecoou forte no início da tarde desta segunda-feira (3) em Olinda (Priscilla Melo )
Som dos tambores ecoou forte no início da tarde desta segunda-feira (3) em Olinda (Priscilla Melo )
O som dos tambores ecoou forte no início da tarde desta segunda-feira (3), em Olinda, com o Encontro Estadual de Maracatus. Realizado na Cidade Tabajara, no entorno da Casa da Rabeca, o evento reuniu 26 nações de maracatus em um espetáculo marcado por brilho, cores e emoção. Turistas, crianças, idosos e adultos se juntaram para celebrar e registrar o momento.

O encontro, idealizado em 1989 pelo Mestre Salustiano, nasceu como uma resposta ao risco de extinção do Maracatu de Baque Solto. Até os anos 1980, a tradição enfrentava dificuldades, com a diminuição no número de brincantes. 

Para evitar o desaparecimento desse patrimônio cultural, Mestre Salu fundou a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (AMBS-PE) e organizou a primeira edição do evento, usando recursos próprios para garantir a presença dos grupos.  Com o passar dos anos, o Encontro Estadual se consolidou como um dos maiores eventos culturais do Brasil.

Manoel Salustiano, filho do Mestre Salu e organizador do encontro, reforçou a grandiosidade do evento e sua importância histórica.  “Meu pai criou esse encontro em 1989, quando só havia nove maracatus em atividade em Pernambuco. Ele vendeu um carro velho que tinha, juntou os amigos e fez o primeiro evento. Hoje, chegamos a 110 maracatus no estado. Hoje, recebemos 26, mas geralmente são 40”, explicou.
 
A governadora Raquel Lyra também marcou presença e ressaltou o papel do Governo na preservação das tradições pernambucanas. “Mais um ano aqui, na frente da Casa da Rabeca, com os herdeiros do Mestre Salustiano, que não são só seus filhos, mas também centenas e milhares de pernambucanos que perpetuam sua tradição e sua história. O papel do governo de Pernambuco é garantir a preservação das nossas memórias e tradições, para que tudo o que somos possa ser transmitido às próximas gerações. Este ano, Mestre Salu completaria 80 anos, e sua chama continua viva”, afirmou.
 
Governadora Raquel Lyra também marcou presença no evento (Priscilla Melo )
Governadora Raquel Lyra também marcou presença no evento (Priscilla Melo )
 
 
Destaques da festa

Entre os participantes, uma criança chamou a atenção pelo talento: o pequeno Douglas, de apenas 7 anos. Natural de Araçoiaba, ele já participa do evento há três anos e encantou o público com o seu talento.

Sua mãe, Rafaela, contou como tudo começou: “Foi um pedido do pai dele, que já participa há muitos anos. Há três anos, Douglas começou e pegou gosto. Todo ano ele quer estar aqui.

O evento também atraiu turistas, como o casal Andrea Luna e John, que vivem na Bélgica “É a primeira vez que venho, mas acompanho há muito tempo por causa da minha esposa que é pernambucana. Sou músico e gosto de ver o maracatu para me inspirar. É muito bonito!”, contou John, que aprendeu português para se conectar ainda mais com a cultura
da amada.
Tags: carnaval | maracatu | olinda | festa |

Mais notícias