Clouds26° / 29° C

RECIFE

Dia Internacional da Síndrome de Down no Recife terá bolo gigante e programação cultural

Com 50 metros de comprimento e 1,5 toneladas, bolo de rolo gigante será montado por pessoas com Síndrome de Down na Boulevard Rio Branco no próximo domingo (23)

Publicado em: 20/03/2025 19:00 | Atualizado em: 20/03/2025 21:46

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética que ocorre em todas as etnias (Foto:  Equipe SDHJ)
A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética que ocorre em todas as etnias (Foto: Equipe SDHJ)

O Dia Internacional da Síndrome de Down no Recife contará com a distribuição de fatias de um bolo de rolo de 50 metros de comprimento e de 1,5 toneladas. O bolo será feito por 45 pessoas com síndrome de down que fazem parte do grupo Fazendo Acontecer e será distribuído no domingo (23) na Boulevard Rio Branco.

A montagem do bolo terá início às 6h e o corte está previsto para as 10h21, em referência à trissomia do cromossomo 21 (característica da condição Síndrome de Down).

A programação também contará com sessão de alongamento para os participantes do evento. Além disso, estão previstas nove apresentações artísticas: cover de Michael Jackson, grupo de dança Arco-íris dos Sonhos, Coral Instituto Maria Alcoforado, Banda do Cervac, Ciranda Projeto Encontro, passistas de frevo, Maracatu do Integrarte, Down+ e Tio Rodrigo.

"Esse evento é o primeiro entre vários que faremos com o mote 'Recife, Capital da Inclusão'. É preciso ocupar o centro da cidade com iniciativas que marquem a importância de temas como acessibilidade e inclusão social. A ação de domingo será realizada em parceria com o grupo Fazendo Acontecer. Além do Dia Internacional da Síndrome de Down, vamos comemorar o aniversário do Recife", detalhou o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho. "Será um momento de cultura e lazer, estimulando a autonomia das pessoas com síndrome de Down e contribuindo com a construção de uma sociedade cada vez mais plural", acrescentou ele. 

O bolo de rolo de 50 metros será feito através de uma parceria com a Fino Nordeste, franquia de bolo do rolo, a Fecomércio-PE e o SESC-PE. O chefe Mauro de Castro, proprietário da Fino Nordeste, é o responsável pela montagem da iguaria. 

"Fazer um bolo de rolo gigante não é só uma questão de aumentar a receita, mas de ajustar toda a técnica. O maior desafio está na laminação da massa—quanto maior a área, mais difícil manter a espessura uniforme e evitar que quebre na hora de enrolar. Além disso, a distribuição do recheio precisa ser precisa para que o bolo fique equilibrado e não desmorone. Estamos trabalhando com precisão e estratégia para garantir que cada etapa saia perfeita e que esse recorde seja conquistado com qualidade", explicou ele. 

Síndrome de Down

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética que ocorre em todas as etnias. As causas exatas dessa condição ainda são desconhecidas, mas sabe-se que ela se desenvolve durante a gestação, quando o embrião é formado com 47 cromossomos, em vez dos 46 habituais.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março, em referência à trissomia do cromossomo 21. A data foi estabelecida pela Down Syndrome International, a partir de uma sugestão do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, e faz parte do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo reconhecida pelos 193 países-membros. 

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua