Clouds27° / 27° C

Carnaval

Galo da Madrugada sai às ruas do Recife neste sábado (1); veja atrações

Nesse ano, galo celebra o tema "Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval"

Publicado em: 01/03/2025 06:19

Galo anima os foliões neste sábado de Zé Pereira. (Rafael Vieira/DP Foto)
Galo anima os foliões neste sábado de Zé Pereira. (Rafael Vieira/DP Foto)
É ele quem manda. Cantado e exaltado por grandes nomes da música pernambucana e brasileira, faz a cidade tremer e a galera suar.  Acorda todo o Recife a partir do seu berço: o Bairro de São José. E como faz sempre, desde 1978, o Clube de Máscaras o Galo da Madrugada volta hoje (1º) a pedir passagem para fazer a alegria de quase 2,5 milhões de foliões.

Esse encanto do Galo é um dos motivos para Recife ter um dos carnavais mais conhecidos não só no Brasil, mas fora dele também. O início do seu desfile, às 9h no Forte das Cinco Pontas, é o pontapé para uma festa que atravessa o dia com beleza e harmonia. São 6,5km de percurso (terminando na Rua do Sol) e um mar de pessoas por onde se olha.

Para celebrar o tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”, seis alegorias estarão à frente do desfile, incluindo o abre alas: a escultura do Galo de 4,5 metros de altura. Este ano, elas vêm com referências a vários personagens e tradições carnavalescas oriundos do Sertão ao Litoral do estado. Os carros, assinados pelo artista plástico Sandro Nóbrega, farão menção à la ursa, papangus, aos caboclos de lança e, claro, aos passistas de frevo.

Em seguida, começa o desfile dos 30 trios elétricos que, com certeza, não vão deixar ninguém parado. Eles serão comandados por nomes como Elba Ramalho, Gustavo Travassos, André Rio, Almir Rouche, Marron Brasileiro, Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Michelle Melo, Bia VillaChan, Gerlane Lops, Nonô Germano e os maestros Forró e Spok. 

Quem estiver nas proximidades do Camarote Oficial, montado na Praça Sérgio Loreto, também poderá conferir duetos de algumas dessas atrações com os artistas presentes no espaço, entre eles João Gomes, Priscila Senna, Michel Teló, Gabi Amarantos, Chico Cézar e Pabllo Vittar. Alguns desses, inclusive, seguirão nos trios até o término do cortejo. 

O percurso será o  mesmo dos últimos anos: Forte das Cinco Pontas, Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e Rua do Sol. Além de policiais militares, bombeiros, profissionais de saúde, entre outros aparatos, a própria agremiação colocará na rua um efetivo de 2 mil seguranças privados, fazendo todo o apoio aos trios para garantir o deslocamento com segurança desses equipamentos; cinco postos de saúde com mais de 300 profissões da área, mais de 300 bombeiros civis “e 180 diretores para garantir a condução e entrega de tudo o que foi planejado”, diz o vice-presidente do Galo, Rodrigo Menezes.

Todos esses detalhes são os atrativos para o personagem principal dessa festa: o folião. Eles que, em 1978, eram apenas 75, hoje são milhões. Eles que, mesmo não passando mais por ela, nunca esqueceram da Padre Floriano. 

Por isso, venha de onde vier, seja o que for, goste do que quiser, o importante é ir para o Galo de coração aberto, bem alimentado e hidratado, e com vontade de brincar e se divertir. Vista a fantasia ou apenas uma roupa mais leve. Vá só, acompanhado ou em grupo. No chão ou no camarote. O importante é viver esse momento especial porque ele é a prova que temos a festa mais democrática e mais bonita, sempre na paz e na alegria. Evoé Galo da Madrugada!
Tags: pereira | | sábado | Recife | ruas | Madrugada | Galo |

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua