![(Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife
) (Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife
)]() |
Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife
|
As celebrações dos 488 anos do Recife contaram com inaugurações e anúncios, nesta quarta-feira (12). O prefeito João Campos participou de um evento tradicional no Restaurante Popular Naíde Teodósio, em Santo Amaro, onde fez o corte simbólico do bolo de aniversário da cidade. Durante o dia, também inaugurou uma nova creche-escola na Mustardinha e assinou ordens de serviço para a duplicação da Ladeira da Cohab.
Em clima de festa, cerca de 700 pedaços de bolo foram distribuídos no Restaurante Popular Naíde Teodósio, e mais 700 porções foram entregues no Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José. Este gesto de solidariedade tem se tornado uma tradição anual, e o bolo deste ano trouxe uma imagem simbólica do Recife, destacando os 488 anos da cidade.
Em seu discurso, o prefeito João Campos celebrou a data histórica: "Esse bolo tem um sabor diferente, o sabor da alegria de viver no Recife e de uma cidade que acolhe as pessoas. Viva o Recife, 488 anos de história e luta, de gente guerreira, de uma cidade linda! Para nós, é uma alegria ver a capital mais antiga do Brasil chegando ao seu quase meio milênio já completado", afirmou o prefeito.
Inauguração da creche
![(Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife) (Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife)]() |
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife |
A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta quarta-feira (12), a Creche Escola da Mustardinha, localizada na Avenida Manoel Gonçalves da Luz, 480. Com um investimento de R$ 3 milhões, a unidade tem capacidade para atender 300 crianças, oferecendo turmas do berçário ao grupo V.
Durante a solenidade, o prefeito João Campos destacou a ampliação da rede de ensino infantil e afirmou que a gestão pretende entregar 7 mil novas vagas até o fim do mandato.
Erguida no histórico terreno do Engenho Mocotó, antiga residência de Manoel Andrade Mustardinha e Joana Francisca de Azevedo, fundadores do bairro, a creche ocupa mais de 1.200 metros quadrados. Ao lado do prédio, a Prefeitura manteve a estrutura do antigo casarão, que será transformado no mais novo Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (CRIAR), previsto para ser inaugurado ainda neste primeiro semestre, segundo informações da gestão municipal.
O espaço conta com 12 salas de aula, incluindo dois berçários equipados com lactário e fraldário, além de biblioteca, sala multiuso, solário e sala de recursos multifuncionais. A unidade também dispõe de secretaria, diretoria, coordenação, sala dos professores e banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência (PCD). Para garantir conforto e acessibilidade, há pátio interno, depósitos e área de serviço.
Duplicação da Ladeira da Cohab
João Campos também assinou as ordens de serviços iniciar as obras de duplicação da Ladeira da Cohab, localizada no bairro da Cohab/Ibura de Cima, Zona Sul do Recife. Com um investimento de quase R$ 11 milhões, a intervenção faz parte da primeira etapa de um novo plano de mobilidade para a região e inclui a criação de uma nova alça de acesso pela BR-101, contenção da encosta e melhorias na infraestrutura viária e acessibilidade.
O prefeito destacou a importância do projeto: “O projeto vai beneficiar diretamente cerca de 300 mil pessoas. Prometi, em outubro, que em menos de seis meses iniciaríamos essa obra, e, aqui estamos, dando início a uma transformação que trará muitas melhorias para o Ibura.”
Com 500 metros de extensão, a Ladeira da Cohab é a principal via de acesso à região do Ibura de Cima, ligando a BR-101 à Avenida Dois Rios, e registra um tráfego médio diário de aproximadamente 21 mil veículos. As obras vão duplicar a via, que passará de duas para quatro faixas de rolamento, sendo duas em cada sentido, com cada faixa medindo 3,6 metros. Além disso, será construído um canteiro central e as calçadas serão requalificadas.
O novo acesso a partir da BR-101 também servirá como entrada para o futuro Parque Municipal do Ibura. O projeto ainda inclui a contenção da encosta com solo grampeado verde, muro de arrimo em pedra argamassada e tela argamassada. Outros serviços incluem a recuperação do pavimento, modernização do sistema de drenagem e requalificação das calçadas com piso tátil, além da instalação de travessias em nível para promover acessibilidade. A iluminação pública também será ampliada e modernizada, aumentando a segurança da área.