![(Foto: Arquivo da família) (Foto: Arquivo da família)]() |
Foto: Arquivo da família |
A antiga residência do músico Naná Vasconcelos, localizada no bairro do Rosarinho, na Zona Norte do Recife, foi invadida por um homem na madrugada desta quarta-feira (19). O suspeito furtou pertences de decoração e documentos da família. Câmeras de segurança registraram toda a ação.
Como aconteceu
De acordo com a viúva, Patrícia Vasconcelos, a casa não é habitada, mas tem sido preservada há nove anos. Ela percebeu o crime ao notar a ausência de uma mala no quarto:
"Ontem eu cheguei na casa, fui até o quarto e não vi a mala. Na hora, eu me assustei porque dentro havia documentos muito importantes. Pedi para o rapaz que toma conta da casa ver as imagens e nos deparamos com o suspeito invadindo e mexendo em tudo."
Nas imagens é possível ver o momento em que o suspeito retira a mala de dentro do guarda-roupa, desce as escadas e começa a vasculhar o conteúdo. Ele retira documentos, pastas e até o diário escrito pelo músico nos últimos dias de vida.
Em seguida, ele sai do local para procurar outros bens valiosos e retorna com objetos de decoração, que coloca dentro de uma sacola e inclui na mala.
"Eu acho que ele pretendia voltar para furtar mais coisas, porque ele puxou uma mesa de som do estúdio de Naná e deixou perto da porta por onde entrou. Então significa que ele estava fazendo um plano de voltar para pegar essa mesa de som." relatou Patrícia.
Ao verificar o imóvel, ela encontrou a fechadura do portão arrombada.
"Não sei como foi que o alarme não tocou. Pelo que me informaram, quando ele pula a cerca elétrica, o alarme é desativado, pois os dois sistemas são interligados. Acho que foi por isso que não disparou.", contou.
Preservação do legado
Apesar do furto, Patrícia destacou que a maior parte dos pertences históricos do músico, incluindo instrumentos, está preservada em um acervo.
"Fiquei com a sensação de que, pelo menos, uma parte da história de Naná não se perdeu nesse furto. Iniciamos a catalogação de todos os instrumentos e objetos da história dele, então a maioria já estava com a equipe de museólogos."
Quem foi Naná Vasconcelos
Juvenal de Holanda Vasconcelos, conhecido como Naná Vasconcelos, foi um percussionista, compositor e cantor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos maiores mestres do berimbau. Nascido no Recife, em 1944, ele ganhou notoriedade internacional por sua versatilidade e inovação na percussão, colaborando com artistas como Milton Nascimento, Pat Metheny, Egberto Gismonti e Björk.
Com uma carreira marcada pelo experimentalismo e pela fusão de ritmos, Naná recebeu oito prêmios Grammy, além de diversos outros reconhecimentos no Brasil e no exterior. Sua música unia elementos do maracatu, jazz e música africana, criando uma identidade sonora única.
O artista faleceu em 9 de março de 2016, aos 71 anos, vítima de um câncer de pulmão. Seu legado segue vivo através de sua obra, de sua contribuição para a música mundial e do acervo que preserva sua história.