Pela 36ª vez as ladeiras de Olinda foram palco do Encontro dos Bonecos Gigantes, realizado nesta terça-feira (4). Neste ano, o homenageado é Zé Puluca, uma tradicional manifestação de Bom Conselho, no Agreste. O desfile conta com 100 bonecos gigantes produzidos por 200 bonequeiros.
![(SANDY JAMES/DP FOTO) (SANDY JAMES/DP FOTO)]() |
SANDY JAMES/DP FOTO |
Milhares de foliões se juntaram nas ladeiras de Olinda para acompanhar o desfile, que contou com bonecos de personalidades como a atriz Fernanda Torres, os atores Paulo Gustavo e John Travolta, além do economista e ex-BBB Gil do Vigor e o cantor Péricles. Além disso, há bonecos do compositor Capiba e os tradicioais Homem da Meia-Noite e Vaidosa.
O roterista capixaba Lucas Ramos, de 30 anos, vem há cinco anos para o carnaval de Olinda e estava aguardando ansioso pela passagem dos bonecos gigantes, que para ele são símbolos internacionais.
“Eu ja vi os Bonecos Gigantes várias vezes, mas toda vez é diferente, pois parece que é sempre a primeira vez. Isso é poesia e eu e meu amigo estávamos vendo uma revista francesa hoje com bonecos gigantes de vários países, mas o que a gente tem aqui é uma ancestralidade que eu li na oficina de Francisco Brennand. Uma frase do poeta Carlos Levi que diz: O futuro tem um coração antigo. E essa é a perspectiva de futuro e de arte que eu quero”, disse.
Realizado pela primeira vez em 1987, o Encontro dos Bonecos Gigantes surgiu com o objetivo de fazer com que a terça-feira gorda fosse uma despedida do carnaval com a presença dos Bonecos Gigantes.