![(Arquivo/DP) (Arquivo/DP)]() |
Arquivo/DP |
Os foliões que pretendem se deslocar de ônibus para o desfile do Galo da Madrugada, no próximo sábado (01), devem ficar atentos às alterações no transporte público. O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) divulgou o plano de circulação do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), que passará a valer a partir das 6h da manhã. Ao todo, 137 linhas terão seus itinerários modificados, incluindo 90 linhas convencionais, 7 BRT’s e 40 bacurais, com novos pontos de embarque e desembarque.
Com o intuito de melhorar a locomoção dos passageiros durante o sábado de Zé Pereira, o CTM reforçará as linhas que atendem ao centro do Recife. Serão 82 linhas operando com 192 ônibus adicionais, totalizando uma frota de 504 veículos, que realizarão 4.459 viagens ao longo do dia. Os pontos de retorno das linhas que atenderão o Galo da Madrugada serão situados na Rua Dom Bosco, Rua dos Palmares, Rua do Príncipe, Rua Velho, Rua Gervásio Pires e Cruz Cabugá, além dos Terminais Cais de Santa Rita e Largo da Paz.
Além disso, as linhas BRT’s do Corredor Norte/Sul (1100, 1062 e 1076) operarão com veículos convencionais e seguirão as paradas habituais, enquanto as linhas do Corredor Leste/Oeste (2437, 2441, 2444 e 2480) terão como ponto de retorno a Estação do Derby. Para quem utiliza essas linhas, o horário e o local de embarque podem sofrer pequenas alterações durante o evento.
No dia do desfile, também serão ativadas duas linhas especiais para facilitar o acesso ao Galo da Madrugada. A linha 067 – Shopping Guararapes/Galo, que operará entre 07h e 17h45, com tarifa de R$ 25,00, sairá do centro de compras em Jaboatão dos Guararapes. Já a linha 117 – Circular do Galo, que terá operação das 05h30 às 19h, terá a tarifa do Bilhete Único (R$ 4,30) e estará disponível para pagamento em dinheiro, PIX ou cartões de débito/crédito, com gratuidade e abatimento tarifário para algumas situações.
Para garantir a melhor experiência ao público, o Consórcio de Transporte Metropolitano oferece canais de atendimento. Em caso de dúvidas ou para registrar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, disponível das 6h às 18h, pelo número 0800 081 0158 ou pelo WhatsApp 99488-3999. Vale ressaltar que, devido ao feriado, nos dias 04 e 06 de março, o atendimento será suspenso. Para mais informações sobre as mudanças temporárias no itinerário e nos pontos de embarque e desembarque, os passageiros podem acessar o site oficial: www.granderecife.pe.gov.br.