Clouds26° / 26° C

PALESTRA

Subcomitê de Atenção às Pessoas Idosas do TRT-6 realiza palestra sobre etarismo nesta quarta (26)

Palestra será ministrada pela escritora e neuropsicanalista Michelle Villanova no prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região

Publicado em: 24/02/2025 06:00 | Atualizado em: 22/02/2025 15:19

Evento será realizado para magistrados, servidores e público em geral e visa combater as diferentes formas de assédio no trabalho (Foto: Divulgação)
Evento será realizado para magistrados, servidores e público em geral e visa combater as diferentes formas de assédio no trabalho (Foto: Divulgação)
O Subcomitê de Atenção às Pessoas Idosas do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, no Cais do Apolo, no Recife, realiza, nesta quarta-feira (26), a palestra “Falar de Etarismo é Falar de Futuro”. O encontro está marcado para as 14h e contará com a apresentação da neuropsicanalista Michelle Villanova. Ainsrições podem ser feitas aqui.
 
A ideia de produzir este encontro tem como base um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que mostra que a população do Brasil tende a envelhecer de forma acelerada nos próximos anos e que 40,3% dos brasileiros serão idosos em aproximadamente 90 anos.

A pesquisa traz uma perspectiva de que as interações entre as diferentes gerações estarão ainda mais intensas nos próximos anos e, com isso, o TRT-6 visa trazer uma reflexão sobre a importância de combater o etarismo, preconceito que discrimina pessoas com base na idade.

Outro estudo, desenvolvido pelo Grupo Croma com base em dados da Oldiversity®, revela que pelo menos 86% da população acima dos 60 anos afirma já ter enfrentado algum tipo de preconceito em relação ao mercado de trabalho.

O número foi impulsionado pela pandemia de Covid-19, principalmente entre o último trimestre de 2019 e o ano de 2020, quando aproximadamente 800 mil profissionais idosos foram demitidos ou ficaram desocupados e à procura de trabalho, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O aumento de pessoas com mais de 60 anos demitidas ocorreu porque elas faziam parte do grupo de risco da doença.

Esse cenário também atinge trabalhadores na faixa dos 50 anos de idade, segundo um levantamento da pesquisa "Etarismo e Inclusão 2023", desenvolvida pela consultoria de recrutamento Robert Half. Os dados mostram que 70% das empresas contratam pouquíssimo ou quase não contratam profissionais com mais de 50 anos. Esse grupo representa apenas 5% dos profissionais ativos no mercado de trabalho do Brasil.

Mulheres são as mais afetadas pelo etarismo
 
O preconceito em relação à idade pesa ainda mais sobre as mulheres no mercado de trabalho. Quase metade das profissionais com menos de 30 anos afirma que a idade já impactou negativamente a carreira delas. Por outro lado, apenas 35% dos homens alegam o mesmo, conforme a 10ª edição do relatório Women in the Workplace, da consultoria McKinsey & Company e da Lean In, grupo que visa promover a inclusão e o avanço das mulheres no trabalho.

O estudo ainda destaca que 42% das mulheres com menos de 30 anos acreditam que terão dificuldades no crescimento profissional em decorrência do gênero. No entanto, somente 11% dos homens mais jovens e 23% dos mais velhos acreditam nesse impacto.

Palestra
 
Para abordar esse tema, o Tribunal trará a palestrante Michelle Villanova, neuropsicanalista integrativa clínica, escritora, mestre em Gestão pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e especialista em desenvolvimento humano. Como estudiosa das relações humanas e das dinâmicas sociais, ela aborda temas como etarismo, autocuidado e saúde emocional, promovendo reflexões sobre inclusão e bem-estar.

O evento será realizado para magistrados, servidores e público em geral e visa combater as diferentes formas de assédio no trabalho.

A integrante do Comitê de Enfrentamento ao Assédio do Conselho Nacional de Justiça, Andrea de Melo, explica que o tema etarismo é “uma das formas de assédio que não atinge apenas idosos e idosas, mas também os jovens que tentam entrar no mercado de trabalho. Os conflitos geracionais também consistem em um tema de suma importância para o enfrentamento de várias formas de assédio no ambiente de trabalho”.

Andrea é autora, ao lado de Michelle Villanova, do artigo “O Espelho do Tempo: Etarismo - Uma Análise Sob Ótica Laboral Social Psicológica”, que fará parte do Volume 8 da revista eletrônica da Escola Judicial do TRT-6.

O artigo apresenta estratégias para serem adotadas por empresas, como: investimento em programas de capacitação especializados em segurança ocupacional; treinamentos especializados com abordagem de questões específicas relacionadas à segurança, saúde mental e envelhecimento; políticas de valorização e troca de conhecimentos que reforcem a cultura de segurança dentro da organização; implementação de políticas de prevenção e enfrentamento ao etarismo, entre outras.

Serviço:
 
Palestra: Falar de Etarismo é Falar de Futuro
Data: 26/02/2025
Horário: 14h
Local: Sala do Tribunal Pleno do TRT-6
Carga horária: 2 horas
Palestrante: Michelle Villanova (Neuropsicanalista integrativa clínica, escritora e palestrante).
Tags: TRT 6 | palestra | etarismo | idosos |

Mais notícias