Rain26° / 28° C

FALTA D´ÁGUA

Roubo em estação de água deixa Porto de Galinhas e Muro Alto sem abastecimento

Na noite desta quinta-feira (20), homens armados invadiram a unidade, furtaram toda a fiação elétrica, equipamentos e ainda vandalizaram a estrutura

Publicado em: 21/02/2025 13:58

 (Foto: Divulgação/ Compesa)
Foto: Divulgação/ Compesa
Porto de Galinhas e Muro Alto ficaram sem água após uma ação criminosa na Estação Elevatória de Água Bruta de Bita, que integra o Sistema Suape. Na noite desta quinta-feira (20), homens armados invadiram a unidade, furtaram toda a fiação elétrica, equipamentos e ainda vandalizaram a estrutura.  

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), durante o ataque, dois funcionários que estavam de plantão foram feitos reféns, mas passam bem. O crime aconteceu no mesmo dia em que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou melhorias no abastecimento de água para a região. 
 
 (Foto: Divulgação/ Compesa)
Foto: Divulgação/ Compesa
 

Sem condições de operar, a estação deixou diversas localidades sem abastecimento de água. Entre os pontos mais afetados estão Gaibu e praias de Suape, no Cabo de Santo Agostinho; Muro Alto e Nossa Senhora do Ó, no Ipojuca, além da parte baixa do município. Há também relatos de queda de vazão em Porto de Galinhas e no Complexo Industrial de Suape. 

O que diz a Compesa 

Em nota, a Compesa lamentou o ocorrido e informou que as equipes técnicas estão no local avaliando os danos e trabalhando para restabelecer o funcionamento da estação elevatória. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado nas áreas afetadas até às 20h desta sexta-feira (21), após a conclusão dos reparos.  

A Compesa também registrou um Boletim de Ocorrência (BO) para que as autoridades policiais investiguem o crime. 
 
 (Foto: Divulgação/ Compesa)
Foto: Divulgação/ Compesa
 

A companhia ressaltou que, além dos trabalhos para recuperar a estação elevatória, há uma obra emergencial em andamento para implantação de uma nova captação no Rio Ipojuca, que beneficiará o Complexo Industrial de Suape. Atualmente, parte do complexo consome 180 litros por segundo do Sistema Suape, e a intervenção permitirá redirecionar esse volume para a ETA Suape, garantindo mais abastecimento para a população.

Mais notícias