![(Foto: PCR) (Foto: PCR)]() |
Foto: PCR |
O Carnaval do Recife 2025 será marcado por uma forte presença da inclusão social. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, preparou ações voltadas para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas deficiências, possam aproveitar a festa com mais conforto e autonomia. O sorteio para as vagas foi realizado pelo canal do YouTube da TV Conecta Recife, e os contemplados podem conferir os resultados por meio do aplicativo Conecta Recife ou no site oficial.
Duas grandes festas de Carnaval da cidade terão camarotes exclusivos para pessoas com deficiência: o tradicional Galo da Madrugada e o Polo do Marco Zero, ambos com uma infraestrutura adaptada para atender às necessidades do público PCD (Pessoa com Deficiência).
O Camarote Galo da Madrugada, que será montado no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, funcionará a partir das 8h da manhã, e o Camarote Polo Marco Zero, localizado em frente ao palco principal, começará suas atividades às 18h, indo até a terça-feira de Carnaval.
Além dos camarotes, a prefeitura oferece transporte gratuito e adaptado para os usuários de cadeiras de rodas ou pessoas com mobilidade reduzida. Para o Galo da Madrugada, o serviço será realizado por vans do programa PE Conduz, com saídas diárias a partir das 7h da Praça do Derby e retorno às 17h. Já o Polo do Marco Zero contará com carros acessíveis da Rota da Acessibilidade, que farão o trajeto entre a Prefeitura e a entrada do camarote, garantindo o deslocamento gratuito para pessoas com mobilidade reduzida. Esse serviço funcionará das 18h às 0h de quinta-feira até a terça-feira de Carnaval.
Outro ponto de destaque será a Praça do Arsenal, onde haverá uma área acessível destinada às pessoas com deficiência. Diferente dos camarotes, não será necessário realizar inscrição ou sorteio para utilizar esse espaço. A entrada será por demanda espontânea, com o apoio de agentes de Direitos Humanos, que estarão disponíveis para auxiliar as pessoas a se dirigirem até a área acessível. A ação reforça a importância da inclusão e da autonomia das pessoas com deficiência no cotidiano, especialmente em grandes eventos como o Carnaval.
Pensando na diversidade de deficiências, a prefeitura também implementou serviços essenciais durante os shows. A audiodescrição, por exemplo, permitirá que pessoas com deficiência visual acompanhem os eventos, descrevendo detalhes importantes do que acontece no palco. Já a Língua Brasileira de Sinais (Libras) estará disponível para garantir que as pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam compreender o que ocorre nas apresentações, assegurando o direito à informação e à cultura.