Clouds27° / 29° C

DIPLOMACIA

Presidente de Portugal recebe título de Doutor Honoris Causa na Faculdade de Direito

Em visita ao Brasil, Marcelo Rebelo de Souza será homenageado pela Universidade Federal de Pernambuco, nesta segunda (17)

Publicado em: 17/02/2025 07:41 | Atualizado em: 17/02/2025 08:13

Presidente português Marcelo Rebelo chega ao Recife nesta segunda (17) (Agência Brasil)
Presidente português Marcelo Rebelo chega ao Recife nesta segunda (17) (Agência Brasil)
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) concede, nesta segunda-feira (17), às 14h30, o título de Doutor Honoris Causa ao presidente da República Portuguesa, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, que é professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. A solenidade, que ocorrerá no Salão Nobre do Centro de Ciências Jurídicas/Faculdade de Direito do Recife (CCJ/FDR), será presidida pelo reitor Alfredo Gomes.

A proposta de concessão do título foi apresentada pelo Conselho do Centro de Ciências Jurídicas da UFPE e, posteriormente, aprovada pelo Conselho Universitário da instituição. A homenagem reconhece a notável trajetória acadêmica e política do chefe de Estado português, cuja carreira é marcada por contribuições significativas ao Direito e à democracia.

Trajetória

Nascido em 1948, Marcelo Rebelo de Sousa licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa em 1971 e obteve o título de doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela mesma instituição em 1984. No cenário acadêmico, evidencia-se uma sólida formação, com especialidade em Direito Constitucional e ampla experiência em Direito Administrativo, Ciência Política, Teoria do Direito e Filosofia do Estado, culminando com o grau de professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. 

Tem uma vasta e relevante produção científica, com diversas obras de referência. É membro do Grupo Europeu de Direito Público, além de ter participado do anteprojeto de criação da Faculdade de Direito de Bissau, na Guiné-Bissau, na África. Presidiu ainda a Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (1995-1996 e 2001-2003), de onde é Doutor Honoris Causa desde 2005.
 
Foi jornalista, tendo dirigido o Jornal Expresso, entre 1980 e 1981, e colaborado com o Jornal Semanário, de 1983 a 1987. Posteriormente, foi comentador político na rádio TSF e, mais tarde, nas televisões RTP e TVI.

Na política, ingressou no Partido Social Democrata (PSD) em 1974 e foi deputado à Assembleia Constituinte, participando da elaboração da Constituição Portuguesa de 1976. Ocupou cargos como secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e ministro dos Assuntos Parlamentares no início da década de 1980. Em 2016, foi eleito presidente da República Portuguesa, sendo reeleito em 2021 com ampla votação.

Mais notícias