![(Foto: Rafael Vieira/DP Foto) (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)]() |
Foto: Rafael Vieira/DP Foto |
Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife (FDR), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu o título de Doutor Honoris Causa. O evento foi realizado na tarde de ontem (17) e proposto pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A outorga foi apresentada pelo Conselho do Centro de Ciências Jurídicas da UFPE para reconhecer a "notável trajetória acadêmica e política do chefe de Estado português". O presidente de Portugal também é professor catedrático de Direito na Universidade de Lisboa.
A cerimônia foi presidida pelo reitor Alfredo Gomes.
![(Foto: Rafael Vieira/DP Foto) (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)]() |
Foto: Rafael Vieira/DP Foto |
“Tinha que ser aqui o meu primeiro doutoramento em terras do Brasil. Tinha que ser nesta Universidade Federal de Pernambuco. Tinha que ser nesta Faculdade de Direito, primeira da Faculdade de Direito de Olinda, criada em 1827. Tinha que ser um pórtico da aprendizagem jurídica no Brasil, completando a independência de 1822 com a formação de juristas, administradores públicos, governante”, disse o presidente de Portugal em seu discurso de recebimento do título.
Marcelo Rebelo de Sousa formou-se em Direito pela Universidade de Lisboa em 1971 e obteve o título de doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela mesma instituição em 1984. Ele é especialista em Direito Constitucional e tem experiência em Direito Administrativo, Ciência Política, Teoria do Direito e Filosofia do Estado, além de ser catedrático da Universidade de Lisboa.
O presidente ainda faz parte do Grupo Europeu de Direito Público e esteve na presidência da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (1995-1996 e 2001-2003), de onde é Doutor Honoris Causa desde 2005.
Presidindo o evento, o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, comentou que o título foi concedido a Marcelo Rebelo de Sousa pela contribuição na área do Direito e que esta entrega significa a defesa da democracia brasileira.
![(Foto: Rafael Vieira/DP Foto) (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)]() |
Foto: Rafael Vieira/DP Foto |
“O professor contribuiu muito para a área de Direito e foi essa Faculdade, por meio da gestão, que propôs a concessão do título. Estamos muito felizes. Esperamos, obviamente, que o constitucionalista possa simbolizar também a defesa das grandes pautas nacionais, que é a democracia brasileira, obviamente, e a Justiça.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também esteve presente na entrega do título e agradeceu a parceria que o estado vem desenvolvendo com Portugal.
“Como ex-aluna desta casa, é com muita alegria que retorno para para testemunhar um momento tão significativo: o reconhecimento de um grande jurista e estadista que compartilha com esta instituição e com todos nós o compromisso inabalável com a democracia, o direito e o bem comum. Essa Casa conseguiu trazer frutos e filhos que lutaram pela democracia no Brasil”, destacou a gestora.
Visita
Antes de receber o título de Doutor Honoris Causa, o presidente de Portugal visitou o Real Hospital Português (RHP), no bairro da Ilha do Leite, no Centro do Recife. A visita deu início às comemorações dos 170 anos da instituição de saúde.
Na ocasião, houve o descerramento de uma placa em homenagem ao provedor do RHP, Alberto Ferreira da Costa, conhecido como Seu Alberto, que faleceu em outubro do ano passado e é reconhecido como uma personalidade de grande importância no desenvolvimento do hospital.
A visita seguiu com uma solenidade no Salão Nobre, com discursos que reforçaram a ligação histórica entre Portugal e Pernambuco, e o reconhecimento da trajetória da unidade de saúde.