![(Foto: PCPE) (Foto: PCPE)]() |
Foto: PCPE |
A Polícia Civil de Pernambuco desarticulou uma organização criminosa que aplicava golpes em idosos. O grupo agia, também, no Ceará e no Piauí e era especializado em furto de cartões magnéticos de idosos e vulneráveis dentro de agências bancárias, estelionato, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.
Denominada Tápias, a 6ª Operação de Repressão Qualificada do ano de 2025 teve por objetivo desarticular um grupo que atuava há pelo menos cinco anos, causando prejuízos e lesando idosos e beneficiários do INSS.
A ação aconteceu no último final de semana, no âmbito da Operação Divisa Integrada, deflagrada conjuntamente entre os estados de Pernambuco e do Ceará.
Em Pernambuco eles atuavam em Serrita, Parnamirim, Exu e Cedro. Já no Ceará os criminosos agiam nos municípios de Penaforte, Brejo Santo, Crato, Iguatu e Campos Sales. No Piauí os crimes eram cometidos em Altos e Picos, localizados no Piauí.
Apenas em Cedro, Serrita e Parnamirim, foram confirmados pelo menos 12 golpes contra os idosos.
A Polícia Civil começou a investigar o grupo em 2024 e foram empregados 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães na ação que prendeu os suspeitos.
“Efetuamos um total de 6 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão. Outras 5 pessoas estão foragidas, mas já tiveram suas prisões preventivas decretadas pela Vara Criminal da Comarca de Serrita. Também apreendemos documentos em nome de terceiros, cartões bancários e maquinetas de cartão, além de 1 CPU e 4 celulares”, esclareceu o delegado Marcos Virgínio, gerente de Controle Operacional da Diretoria Integrada do Interior (Dinter 2), acrescentando que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e fortalecer as provas.
Integração da Polícia Civil
A mega-operação realizada em conjunto pelos órgãos de segurança pública de Pernambuco e do Ceará, no período de três dias, resultou em ações preventivas, ostensivas, repressivas e de Polícia Judiciária, efetuando 39 prisões, entre cumprimentos de mandados e flagrantes, além de 25 mandados de busca e apreensão.
Também foram apreendidos cerca de 3,5 quilos de drogas, quatro armas de fogo, uma arma branca, 16 munições, 10 motocicletas, um carro, um caminhão, dois celulares, uma balança de precisão, dois cartões de crédito e R$ 2.527,35 em dinheiro.