Clouds28° / 29° C

COMBATE AO CRIME

Polícia Federal realiza operação para combater tráfico de drogas em Pernambuco

Polícia Federal e policiais da Secretaria de Defesa Social se unirem em operação integrada para reduzir a criminalidade no Estado

Publicado em: 12/02/2025 22:22

Pernambuco participou do lançamento da Operação Carcará, deflagrada nesta quarta-feira (12) pela Polícia Federal. Esta ação é a primeira grande ação de erradicação de plantação de maconha do ano e iniciou no Sertão do estado.

A ação da PF conta com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Polícia Penal, além do apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SDS, que disponibilizou um helicóptero para a Operação. 

Com essa força conjunta, as polícias realizam incursões estratégicas em áreas de plantio, erradicando lavouras antes que a droga chegue ao mercado.

"A Operação Carcará reforça nosso compromisso em atuar de forma integrada no combate ao tráfico de drogas, unindo esforços das forças de segurança para enfraquecer o crime organizado e proteger a população pernambucana. O Estado vem reduzindo significativamente os índices de criminalidade com o trabalho que estamos realizando. Encerramos 2024 com quedas expressivas nos principais índices criminais, registrando as maiores reduções de homicídios e roubos dos últimos 11 anos. Seguiremos firmes nesse compromisso de tornar nosso Estado cada vez mais seguro para a população", afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

"Essa Operação é essencial para descapitalizar o tráfico de drogas em Pernambuco. Retirar toneladas de maconha antes que entrem no mercado significa menos criminalidade e mais segurança para a população. A integração das forças policiais potencializa o combate ao crime e garante um Estado mais seguro para todos", destacou o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Antonio de Pádua.

Integração e Tecnologia no Combate ao Tráfico 

Na manhã desta quarta-feira, as Forças de Segurança de Pernambuco participaram de uma reunião estratégica com a Polícia Federal para aprimorar as técnicas de combate ao tráfico. 

Durante o encontro, a PF apresentou como realiza o emprego de drones na identificação de plantações de maconha. 

"Com uma metodologia consolidada ao longo dos anos, a Polícia Federal utiliza bases de dados, análise de imagens de satélite e drones para mapear áreas de plantio com maior precisão e custo reduzido. Essa tecnologia não substitui o uso de helicópteros, mas complementa as operações, tornando-as mais ágeis e eficazes na localização e destruição das plantações ilegais", pontuou o secretário Alessandro de Carvalho.

O lançamento da Operação Carcará 1, da Polícia Federal, aconteceu na terça-feira (11), na cidade de Salgueiro, e contou com a participação do superintendente da PF em Pernambuco, Antonio de Pádua; do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho; do comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli; e do delegado-geral da Polícia Civil, Renato Leite. Essa iniciativa reforça o comprometimento das instituições em trabalhar conjuntamente para erradicar plantações ilícitas de maconha no Estado.

A ação conta com o emprego estratégico de efetivos da Polícia Federal, da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Penal, que atuam na identificação e erradicação de cultivos ilegais, além da prisão de responsáveis por essas plantações. A integração das forças permite que cada órgão utilize sua expertise para fortalecer o combate ao tráfico. 

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social disponibilizou um helicóptero e um caminhão de abastecimento para ampliar a cobertura territorial e otimizar a erradicação das lavouras ilegais.

Mais notícias