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Pernambuco alcançou um marco importante na educação com o crescimento expressivo no número de estudantes leitores. A Avaliação de Fluência Somativa, aplicada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública, revelou um aumento de 39% no número de estudantes leitores, marcando o maior índice de fluência leitora já registrado na série histórica da avaliação.
O percentual de estudantes considerados leitores iniciantes e fluentes subiu 10 pontos percentuais, de 50% em 2023 para 60% em 2024, refletindo um avanço notável na alfabetização infantil.
Realizada desde 2019, a Avaliação de Fluência Somativa tem como objetivo medir a fluência leitora dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo aplicada tanto no início quanto no final do ano letivo.
Este ano, o estado alcançou um recorde de participação, com 93,7% dos alunos envolvidos na avaliação. O levantamento é realizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
Em 2024, o percentual de estudantes leitores subiu de 33% para 60%, um incremento de 27 pontos percentuais, o maior crescimento registrado desde o início da série histórica da avaliação.
Para Ana Lúcia Barbosa, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, o aumento na taxa de fluência leitora de 2024 demonstra os avanços significativos na alfabetização das crianças em Pernambuco.
"O resultado da avaliação de fluência leitora de 2024 apresenta os importantes avanços na alfabetização dos estudantes, com o crescimento de indicadores positivos nas séries históricas. A consolidação do Programa Criança Alfabetizada reforça os efeitos positivos na alfabetização das crianças, mas também se constitui como uma ferramenta para diagnosticar problemas na rede e planejar a devida atuação", destaca.
O Programa Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, tem sido fundamental para garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até os sete anos de idade, ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental.
O programa, que já atende a 184 municípios, incluindo Fernando de Noronha, beneficia cerca de 1,2 milhão de crianças em mais de 6.200 escolas públicas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, o programa tem investido na formação continuada de 20.365 professores ao longo de seus cinco anos de atuação.