Clouds30° / 31° C

CARNAVAL

Olinda anuncia homenageados do Carnaval 2025

Nomes foram escolhidos por meio de votação popular

Publicado em: 10/02/2025 11:55 | Atualizado em: 10/02/2025 11:56

 (Fotos: Divulgação/Prefeitura de Olinda)
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Olinda
A prefeitura de Olinda divulgou oficialmente os homenageados do Carnaval 2025 da cidade. O Maestro Carlos e a carnavalesca Roberta Pessoa (in memoria) foram os nomes escolhidos por mais de 108 mil votos de votação popular. 

Ambas as personalidades marcaram a cultura carnavalesca do município. O Maestro Carlos participou de agremiações como Bacalhau do Batata, Homem da Meia-Noite e Vassourinhas.

Roberta foi fundadora do bloco Soul Delas, conhecido pelo uso da feminilidade com um repertório vibrante de MPB, samba e sucessos brasileiros. 

Serão homenageados também Gilberto Sobral, ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco. O gestor cultural faleceu no último dia 19 de dezembro. Ele recebe o título “História Viva”.

“Pedagogo e gestor, dedicou sua vida à preservação da cultura e do patrimônio de Pernambuco. Criador do premiado projeto "Pinte o Seu Patrimônio", também esteve à frente da Secretaria de Cultura de Olinda, liderando a restauração de monumentos históricos. No cargo de superintendente do IPHAN, deixou um legado de inovação e compromisso com a memória nacional até sua partida”, destacou a prefeitura na divulgação.

O líder religioso Tatá Raminho de Oxóssi também receberá o título “História Viva”. Tatá conduzia a Noite dos Tambores Silenciosos, no Recife, e a festa Águas de Oxalá, que abre o ciclo carnavalesco de Olinda com a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim. Ele faleceu no último dia 8 de dezembro, aos 88 anos.

“Foi uma referência das tradições afro-brasileiras em Pernambuco. Fundador do terreiro ‘Roça Jeje Oxum Opará Oxóssi Ibualama’, liderou por 42 anos a festa Águas de Oxalá, ritual de purificação e renovação que abre o ciclo carnavalesco de Olinda, com a lavagem da escadaria da Igreja do Bonfim. Seu legado fortalece as raízes culturais e espirituais da região”, disse a prefeitura.

Mais notícias