![(Foto: Marina Torres/ DP) (Foto: Marina Torres/ DP)]() |
Foto: Marina Torres/ DP |
A Neoenergia Pernambuco, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) divulgaram, nesta quarta-feira (12), detalhes sobre as intensificações de ações de prevenção e monitoramento para o Carnaval 2025.
O plano inclui pontos de atendimento, reforço operacional, ordenamento de redes elétricas e fiscalização de estruturas, além de campanhas de conscientização voltadas para foliões e organizadores de eventos.
Rede elétrica e fiscalização
De acordo com a Neoenergia, entre as medidas preventivas, foram instalados ou substituídos cerca de 90 equipamentos automatizados que isolam defeitos e normalizam o abastecimento em até 60 segundos, houve a inspeção de mais de 3 mil quilômetros de rede e a excução de cerca de 37 mil podas em vegetações próximas aos fios.
Mais de 5 mil equipamentos de subestações foram substituídos ou modernizados em diversas cidades, incluindo Recife, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, Triunfo, Goiana, Petrolina e Fernando de Noronha.
A Neoenergia também divulgou que ampliou em 40% o número de equipes de plantão, que atuarão 24 horas por dia. O Centro de Operações Integradas, no Recife, também teve um aumento de 20% no quadro de operadores. Além disso, quatro subestações móveis estão prontas para serem acionadas em caso de emergência. O investimento total chega a R$ 9 milhões.
Outra iniciativa foi a remoção de cabos irregulares de telefonia e internet ao longo dos trajetos do Galo da Madrugada e do Homem da Meia-Noite. A Neoenergia informou que notificou os provedores responsáveis e está eliminando 30 travessias irregulares no percurso do Galo, além de redes clandestinas em Olinda.
![(Foto: Marina Torres/ DP) (Foto: Marina Torres/ DP)]() |
Foto: Marina Torres/ DP |
Proibição de serpentinas metalizadas
Este será o primeiro Carnaval após a aprovação da Lei 18.753/2024, que proíbe a venda de serpentinas metalizadas em Pernambuco. A medida busca evitar acidentes elétricos e quem descumprir a lei poderá ser multado em até R$ 10 mil.
“A serpentina metálica contém componentes condutores de eletricidade. Se atingir a rede elétrica, pode causar curtos-circuitos e acidentes graves. Para brincar com segurança, a melhor opção é a serpentina de papel”, alertou Leonardo Moura, superintendente de Operações da Neoenergia Pernambuco.
Atendimento médico
![Leonardo Gomes, coordenador geral do Samu Recife (Foto: Marina Torres/ DP) Leonardo Gomes, coordenador geral do Samu Recife (Foto: Marina Torres/ DP)]() |
Leonardo Gomes, coordenador geral do Samu Recife (Foto: Marina Torres/ DP) |
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) destacou que, durante o desfile do Galo da Madrugada, haverá seis pontos médicos avançados e um heliponto na Estação Central do Metrô para remoções de emergência. No Marco Zero, serão dois postos médicos, um na Avenida Alfredo Lisboa e outro próximo ao Banco Santander. Ambulâncias e motolâncias circularão pela região para agilizar o atendimento.
Leonardo Gomes, coordenador geral do Samu Recife, reforçou a importância da hidratação e da alimentação durante a folia. “O exagero na bebida alcoólica pode trazer riscos. Muitas pessoas deixam de tomar suas medicações ou não se alimentam corretamente, o que pode levar a quadros de mal-estar. A cidade está muito quente, então é essencial se hidratar. Além disso, o uso de fantasias adequadas pode evitar problemas relacionados ao calor”, reforçou.
Fiscalização de camarotes e eventos
![coronel George Farias, diretor integrado especializado da corporação (Foto: Marina Torres/ DP) coronel George Farias, diretor integrado especializado da corporação (Foto: Marina Torres/ DP)]() |
coronel George Farias, diretor integrado especializado da corporação (Foto: Marina Torres/ DP) |
O Corpo de Bombeiros informou que será ampliado em 10% o efetivo para o Carnaval e alertou organizadores de eventos sobre a necessidade de regularização de camarotes, palcos e outras estruturas.
Segundo o coronel George Farias, diretor integrado especializado da corporação, a liberação desses espaços depende da apresentação do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
“É fundamental que os eventos possuam o atestado de vistoria. Caso contrário, não podem funcionar. Estruturas como palcos e camarotes devem contar com materiais de segurança, como extintores e sinalização adequada. Em algumas edificações, é necessário um projeto detalhado antes da realização do evento”, afirmou.
Os pedidos de análise de projetos contra incêndio e pânico (PCIP) e de vistoria de regularização devem ser feitos pelo site do Corpo de Bombeiros até 10 dias antes do evento. As prefeituras e organizadores devem garantir que as estruturas estejam montadas e prontas para vistoria com, no mínimo, 48 horas de antecedência.
Canais de atendimento
Durante o Carnaval, a Neoenergia reforçará seu atendimento por meio do telefone 116, WhatsApp (81) 3217-6990, site (www.neoenergia.com/pernambuco) e aplicativo. As lojas físicas ficarão fechadas entre a sexta-feira e a Quarta-feira de Cinzas.
Já o Samu atenderá emergências pelo telefone 192. Quem não encontrar um posto médico próximo pode acionar o serviço, que enviará a equipe mais próxima para o local.