![(Foto: Divulgação/ MPPE) (Foto: Divulgação/ MPPE)]() |
Foto: Divulgação/ MPPE |
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou a campanha “Pernambuco tem o Carnaval que você respeita!”, com o objetivo de conscientizar os foliões sobre respeito, segurança e direitos fundamentais durante o Carnaval 2025.
A iniciativa tem como objetivo a prevenção à importunação sexual contra mulheres, combate à violência contra a população LGBTQIA+, proteção da infância e juventude, além de alertas sobre os riscos da combinação entre bebida alcoólica e direção.
"O objetivo é garantir o clima de alegria da festa, respeitando o direito de todas as pessoas", afirmou o Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier.
A campanha, desenvolvida pela Assessoria Ministerial de Comunicação Social (AMCS) do MPPE, traz mensagens diretas para reforçar a conscientização, como:
“Paquerou e ela disse não? Deixe ela”
“Carnaval é tempo de diversidade e alegria. Não combina com LGBTFobia”
“Violência contra criança ou adolescente é crime”
“Folião de respeito não mistura álcool e direção. Se beber não dirija”
O conteúdo está sendo veiculado nos canais de comunicação do MPPE, incluindo redes sociais, Rádio MPPE e TV MPPE.
Plantão do MPPE no Carnaval
O MPPE funcionará em regime de plantão entre 28 de fevereiro e 7 de março, garantindo atendimento a ocorrências durante o Carnaval e o feriado da Data Magna de Pernambuco.
No desfile do Galo da Madrugada, no sábado (1º), o Juizado do Folião estará em regime de plantão presencial das 13h às 21h, com dois polos de atendimento:
Fórum Thomaz de Aquino Cyrilo Wanderley (Av. Martins de Barros, nº 593, Santo Antônio)
Estação Central do Metrô do Recife (Rua Floriano Peixoto, s/n, São José)
Manifestações registradas na Ouvidoria do MPPE durante o feriado serão analisadas a partir de 10 de março. Para casos urgentes, os contatos dos plantões da capital e das unidades regionais estão disponíveis no site do MPPE.
Denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviadas pelos canais eletrônicos da Ouvidoria:
Assistente virtual Audivia: disponível no site do MPPE e no Facebook da Ouvidoria.