![(Foto: Edson Holanda/PCR) (Foto: Edson Holanda/PCR)]() |
Foto: Edson Holanda/PCR |
A Prefeitura do Recife entregou, nesta sexta-feira (21), as obras de requalificação do Mercado Público e da Feira de Beberibe, que receberam investimentos de aproximadamente R$ 2,7 milhões. Esta é a primeira vez que o equipamento, localizado em um dos bairros mais antigos da cidade, recebe um aporte significativo desde a sua inauguração, beneficiando diretamente 130 permissionários e toda a comunidade local.
Com a conclusão das obras, o mercado e a feira passaram por transformações estruturais que melhoram tanto a experiência de quem trabalha quanto de quem visita o local. Entre as melhorias realizadas, destaca-se a construção de um novo Pátio de Feira, a instalação de quiosques e fiteiros, além de uma nova praça de alimentação, banheiros reformados e a revitalização dos 54 boxes existentes. O novo Pátio de Feira ganhou 48 novos bancos de cerâmica, adequados para o armazenamento de mercadorias e com pontos de energia, garantindo maior conforto e organização para os comerciantes e consumidores.
Durante a entrega, o prefeito João Campos comemorou as mudanças e ressaltou o impacto positivo das obras no comércio local e na vida das pessoas que frequentam o mercado. “Hoje, entregamos não só a requalificação do Mercado de Beberibe, mas também o pátio da feira, que antes não existia. O local, que antes era composto por pequenas barracas, agora conta com uma infraestrutura organizada. Isso vai beneficiar tanto quem trabalha aqui quanto quem vem consumir, fortalecendo a economia e promovendo bem-estar para todos”, destacou o prefeito.
Além do prefeito João Campos, também esteve presente o diretor-presidente da CONVIVA Mercados e Feiras – Autarquia Municipal, Gabriel Leitão. Ele ressaltou que a requalificação do Mercado de Beberibe é parte de um plano mais amplo de revitalização de espaços públicos no Recife. “Esta é mais uma ação do Plano CONVIVA, que tem promovido melhorias em diversos mercados e feiras da cidade, como o Mercado da Boa Vista e o Pátio da Feira de Casa Amarela. Além disso, seguimos com obras de restauro no Mercado de São José e intervenções no Mercado da Encruzilhada, entre outros”, afirmou Leitão.
As reformas no Mercado Público de Beberibe incluem a substituição da cobertura por telhas isotérmicas e translúcidas, a renovação das instalações elétricas e hidrossanitárias, a construção de um novo castelo d’água e a substituição da caixa d’água. A pintura interna e externa, a revitalização do piso de granilite, a recuperação das portas de enrolar dos boxes e a instalação de balcões de granito nos boxes são outros detalhes que compõem a modernização do espaço.
Flávia Cristina, feirante com 15 anos de trabalho no local, comemorou as mudanças. “Antigamente, trabalhávamos na chuva e no sol, e agora temos uma cobertura que melhorou bastante, porque não esquenta tanto. O banheiro também está bem organizado. Estamos muito satisfeitos, apesar da mudança de localização, já que nossa barraca ficava na frente do mercado. O prefeito fez um bom trabalho, e os clientes estão voltando aos poucos”, contou.
Jacira Melo, moradora do bairro de Dois Unidos, também elogiou as melhorias. “Frequento o mercado há anos e posso dizer que a mudança foi muito positiva. O espaço estava cheio de buracos, sujo e difícil de circular. Agora, está mais organizado, limpo e seguro. Vou vir com mais gosto fazer minhas compras, porque ficou muito mais agradável”, afirmou.
As obras de requalificação do Mercado Público e Feira de Beberibe visam transformar o local em um espaço mais moderno, seguro e acessível, proporcionando melhores condições de trabalho para os permissionários e uma experiência mais confortável e agradável para o público que frequenta o mercado.