Acervo
Abastecimento
Ligações clandestinas: desvio de água é flagrado em estabelecimentos comerciais e casas
Crimes foram registrados em Petrolina, no Sertão do São Francisco
Publicado: 06/02/2025 às 14:50

Ligações clandestinas foram retiradas/Foto: Compesa

Fiscais da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) flagraram desvio de água, com uso de ligações clandestinas, no Sertão.
Segundo a empresa, o caso aconteceu em Petrolina, no Sertão do São Francisco.
"Um estabelecimento comercial, localizado no bairro Nova Petrolina, foi flagrado com uma ligação clandestina e duas casas que pertencem à empresa tinham duas ligações irregulares", disse o comunicado da Compesa.
Em outro endereço comercial, no Centro da cidade, foi identificado outro caso de desvio de água em um depósito de uma fábrica de gelo.
Todas as ligações fraudulentas estavam usando água tratada da Compesa à revelia da empresa.
Operação
A operação foi realizada pela Coordenação de Segurança Patrimonial da Compesa com apoio da gerência da Unidade de Negócio da empresa, sediada em Petrolina.
De acordo com a Companhia, as quatro ligações clandestinas identificadas na operação representam um consumo mensal de 300 m³, volume que daria para abastecer 30 residências.
O prejuízo financeiro para a Compesa foi estimado em R$ 120 mil, ao ano.
Foram registrados boletins de ocorrência nos dois casos para que a polícia civil inicie o processo de investigação para punição dos infratores, pois furtar água é crime previsto no Código Penal Brasileiro.
Como denunciar?
Os moradores também podem ajudar no combate ao furto de água, informando sobre casos de ligações clandestinas. O nome do colaborador é mantido em sigilo e as denúncias podem ser feitas pelo 0800 081 0195.