![(Foto: Marina Torres/ DP) (Foto: Marina Torres/ DP)]() |
Foto: Marina Torres/ DP |
Olinda despertou, nesta quinta-feira (27), ao som de muito frevo, marcando extraoficialmente o início do Carnaval. As ladeiras históricas já estão repletas de foliões ansiosos, muitos utilizando fantasias coloridas, com glitter e confetes espalhados pelo corpo.
![(Foto: Marina Torres/ DP) (Foto: Marina Torres/ DP)]() |
Foto: Marina Torres/ DP |
Crianças fantasiadas, acompanhadas de seus pais, desfilam com alegria e energia a passagem dos blocos infantis.
Um dos destaques desta manhã é a presença de bonecos gigantes, que atraem turistas e moradores locais, todos querendo registrar o momento com fotos ao lado dessas figuras emblemáticas.
![(Foto: Marina Torres/ DP) (Foto: Marina Torres/ DP)]() |
Foto: Marina Torres/ DP |
Enquanto isso, nos palcos espalhados pela cidade, equipes finalizam os últimos preparativos para as apresentações e cortejos que ocorrerão ao longo do dia. Comerciantes locais também se movimentam, organizando seus produtos, desde lanches típicos até tiaras e fantasias.
O Carnaval de Olinda começa oficialmente com um cortejo especial que celebra a riqueza cultural e as tradições da Marim dos Caetés. A partir das 15h, no Largo do Amparo, mais de 500 passistas e 90 músicos conduzirão um espetáculo inesquecível, reafirmando que o frevo é patrimônio, história e paixão. O desfile seguirá pelo Largo do Amparo, passando pelos Quatro Cantos, Prefeitura, descerá pela Rua 27 de Janeiro até a Praça do Carmo, onde os palcos darão início à programação oficial.
O Diario de Pernambuco conversou com algumas pessoas para saber como estão as expectativas para esse Carnaval.
Marcelo Menezes, de 50 anos, compartilhou sua experiência como comerciante durante o Carnaval:
"Aqui em Olinda, este é o meu terceiro ano trabalhando como comerciante, embora já atue na profissão há mais de 25 anos. Chegamos muito tempo antes para nos preparar, fazer todas as mudanças, ornamentações e organizar toda a parte culinária."
Elisângela Batista, de 32 anos, também expressou com ansiedade como estão as expectativas para esse momento:
"Já participo do Carnaval há mais de oito anos e minha expectativa é que as vendas sejam ótimas. Apesar do período difícil que passamos, quando se trata de Recife e Olinda, o Carnaval nunca decepciona. Planejamos ficar até o dia 9, já que o Carnaval foi estendido."