![(Divulgação/Comando Militar do Nordeste) (Divulgação/Comando Militar do Nordeste)]() |
Divulgação/Comando Militar do Nordeste |
O capitão Severino Gomes de Souza, um dos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que combateu na Segunda Guerra Mundial, foi homenageado no Comando Militar do Nordeste nesta sexta-feira (21), no Quartel-General (QG) do Comando Militar do Nordeste. A cerimônia aconteceu após o Capitão receber o Certificado de Voto de Aplauso, concedido durante uma sessão solene promovida pela Câmara de Vereadores do Recife.
Além do Voto de Aplauso, o Capitão Souza, que completará em breve 101 anos, será homenageado também na solenidade militar alusiva à Tomada de Monte Castelo, evento que também será realizado no QG do Comando Militar do Nordeste. O capitão Souza participou efetivamente da batalha, considerada a primeira vitória brasileira contra as tropas alemãs na Segunda Guerra Mundial.
O Voto de Aplauso é uma distinção concedida a pessoas ou instituições em reconhecimento a atos notáveis ou datas significativas no cenário histórico regional e/ou nacional.
Tomada de Monte Castelo
Há 80 anos, a bravura dos pracinhas brasileiros foi determinante para a histórica tomada de Monte Castelo, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. O Brasil ingressou na guerra após ataques de potências do Eixo nazifascista a navios mercantes brasileiros, que resultaram em centenas de mortes. Em resposta, foi formada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que se uniu às tropas aliadas para combater o totalitarismo.
Em 1944, a FEB chegou à Europa e se juntou aos aliados nas batalhas pela península italiana. A região norte da Itália, dominada pelo inimigo, estava fortemente defendida, com o Monte Castelo sendo um ponto estratégico crucial para as forças alemãs. As forças aliadas, incluindo a FEB, enfrentaram dificuldades, em grande parte devido ao inverno rigoroso, o que gerou alguns contratempos e pausas nas operações.
Monte Castelo, com sua posição privilegiada, era um alvo de grande importância. A missão de tomá-lo foi atribuída ao 1º Regimento de Infantaria da FEB, sob o comando do General Zenóbio da Costa. Em 1945, com o fim do inverno e o avanço das tropas aliadas, a FEB foi encarregada de atacar o monte.
O confronto final começou ao amanhecer de 21 de fevereiro de 1945, com intensos bombardeios realizados pela artilharia brasileira e pela Força Aérea Brasileira. Apesar da resistência inimiga, os pracinhas avançaram sem hesitar e, por volta das 17h30min, o grito “Castelo é nosso!” ecoou nas linhas brasileiras, celebrando a vitória.