![(Foto: Rafael Vieira/DP) (Foto: Rafael Vieira/DP)]() |
Foto: Rafael Vieira/DP |
Foi inaugurado, nesta quinta-feira (13), o novo Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hemope, após uma ampla reestruturação. Com um investimento de R$ 2,8 milhões, o espaço agora tem capacidade para atender cerca de 500 pacientes por mês.
A principal novidade é o aumento no número de leitos, que passou de dois para sete, garantindo um suporte mais eficiente aos pacientes com doenças hematológicas e onco-hematológicas.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da governadora Raquel Lyra, além da secretária de Saúde, Zilda do Rego Cavalcanti, e da diretora-presidente do Hemope, Raquel Teixeira.
![(Foto: Rafael Vieira/DP) (Foto: Rafael Vieira/DP)]() |
Foto: Rafael Vieira/DP |
A governadora ressaltou a importância desta restruturação para a saúde pública.
“Aqui, no Hemope, foram mais de 90 profissionais nomeados. Com essa reforma, conseguimos separar a ala adulta da pediátrica e oferecer um atendimento muito mais digno para a população no seu momento de maior angústia”, afirmou.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA)
De acordo com a diretora-presidente do Hemope, Raquel Teixeira, o novo SPA funciona como a principal porta de entrada para pacientes hematológicos, que incluem casos de anemia falciforme, leucemias e outras doenças do sangue.
![(Foto: Rafael Vieira/DP) (Foto: Rafael Vieira/DP)]() |
Foto: Rafael Vieira/DP |
O espaço conta com dois médicos de plantão 24 horas, além de uma equipe composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e um laboratório de apoio. Novos equipamentos, como respiradores, monitores, aparelho de ultrassom e oxímetros, também foram instalados.
"O SPA é o local onde o paciente recebe o primeiro atendimento. Eles podem ser internados aqui e, caso precisem de UTI, temos dois leitos disponíveis neste espaço. Para alguns casos, conseguimos resolver no próprio SPA, de forma semelhante a uma UPA, e o paciente é orientado a voltar para casa com o tratamento adequado.", explicou a diretora.
![(Foto: Rafael Vieira/DP) (Foto: Rafael Vieira/DP)]() |
Foto: Rafael Vieira/DP |
A secretária de Saúde, Zilda do Rego Cavalcanti, destacou a importância da separação da emergência pediátrica e adulta. “Esse novo equipamento permitirá um atendimento mais organizado e qualificado, beneficiando não apenas os pacientes do Recife, mas de todo o Estado. Agora, conseguimos oferecer uma porta de entrada diferenciada para adultos e crianças, garantindo um fluxo mais adequado e humanizado”, afirmou.
Doação de Sangue
Durante a inauguração, a diretora-presidente do Hemope aproveitou a ocasião para reforçar a importância da doação de sangue, especialmente com a proximidade do período carnavalesco.
![Raquel Teixeira, Diretora-Presidente do Hemope (Foto: Rafael Vieira/DP) Raquel Teixeira, Diretora-Presidente do Hemope (Foto: Rafael Vieira/DP)]() |
Raquel Teixeira, Diretora-Presidente do Hemope (Foto: Rafael Vieira/DP) |
“O Hemope é o banco de sangue público que abastece todos os hospitais públicos de Pernambuco. Mas nós não fabricamos sangue, dependemos dos doadores. Precisamos garantir estoques suficientes para atender a demanda do Estado, por isso convidamos todos a comparecerem e ajudarem a salvar vidas”, disse Raquel Teixeira.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter mais de 16 anos e comparecer ao Hemocentro para uma avaliação.