![(Foto: Cortesia) (Foto: Cortesia)]() |
Foto: Cortesia |
Um cachorro filhote foi abandonado na manhã desta terça-feira (11) em frente a uma casa na Rua Buíque, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. O animal foi deixado por desconhecidos com um pote com água.
Moradores da localidade relatam que não viram o momento exato em que o cachorro foi deixado, mas que trata-se de um filhote que não aparenta ser agressivo. Mobilizados com o ocorrido, eles compartilharam fotos do animal abandonado nas redes sociais a fim de encontrar uma pessoa que possa adotá-lo.
Uma mulher teria trocado o lado em que o animal foi deixado amarrado para evitar que ele tomasse Sol no período da tarde. Outros moradores também levaram comida e papelão para o filhote.
O abandono de animais é considerado crime de acordo com a Lei nº 9.605/98, que dispõe sobre crimes ambientais. No ano de 2020 foi aprovada a Lei Federal 14.064/20, que aumentou a pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.
São considerados maus-tratos “qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência provoque dor ou sofrimento desnecessários aos animais”.
O abandono de animais é entendido como maus-tratos pois eles são considerados seres capazes de sentir emoções como medo, tristeza e felicidade. Após serem deixados, podem desenvolver algum tipo de sofrimento psicológico por não conseguir se alimentar e se proteger.
O Diario de Pernambuco entrou em contato com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes para entender quais ações são promovidas para evitar este tipo de crime e o que pode ser feito diante deste caso, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.