Clouds26° / 27° C

CARNAVAL 2025

Feio ou bonito? Foliões opinam sobre o Galo gigante de 2025

Alegoria já está montada desde o último sábado (22), e será erguida na próxima quarta (26)

Publicado em: 24/02/2025 13:00 | Atualizado em: 24/02/2025 13:34

 (Foto: Marina Torres/DP)
Foto: Marina Torres/DP

 
A apenas 4 dias da abertura oficial do Carnaval do Recife 2025, o Galo gigante deste ano já está montado na Ponte Duarte Coelho, no centro da capital pernambucana. Ele será erguido na próxima quarta (26) e, do alto dos seus 32 metros, acompanhará a alegria do foliões que desfilarão no bloco no sábado de carnaval (1°).

A alegoria gigante já está conquistando os foliões que passam no local. Com a identidade ‘Galo Cidadão Ecológico’, um dos principais símbolos do maior bloco de carnaval do mundo agradou com seu visual colorido e inclusivo.

Um grupo de apaixonados pela folia esteve na manhã desta segunda (24), animando quem passava pela Ponte Duarte Coelho. Eduardo Correa, de 50 anos, estava a caráter para a brincadeira e falou com a equipe de reportagem do Diario.
 
 (Foto: Marina Torres/DP)
Foto: Marina Torres/DP
 

“Eu quero um carnaval de paz. O galo tá lindo, sustentável. Isso aí é um exemplo para a população, porque é tudo reciclado”, disse.

Severino da Paz, aposentado de 60 anos e folião há 47 anos, também marcou presença aos pés da alegoria nesta segunda (24).

“Até hoje eu tô aqui no Galo da Madrugada, prestigiando, e esse ano o Galo tá muito bonito porque a beleza dele não é só das cores, é porque tá representando a reciclagem. Então esse ano tá de parabéns. A gente já veio agitar o começo de semana”, comentou.

“Vim prestigiar o galo, que é tradição, é o maior bloco do mundo. O galo tá bonito esse ano, o colorido dele tá bonito, é a cara de Pernambuco. E a mensagem da reciclagem também”, destacou o aposentado Severino Ramos, de 56 anos.
 
 (Foto: Marina Torres/DP)
Foto: Marina Torres/DP
 

Brincando carnaval juntos há 30 anos, o casal Elizabeth Ramos, de 52 anos, e Samuel Serafim, de 64, também marcaram presença junto ao Galo na ponte.

“Está maravilhoso, tá bonito. E tudo é reaproveitado. É a cara de Pernambuco, com certeza, as cores, a cara da gente. Esse ano está muito bonito, está a cara de Pernambuco. A reciclagem, a cor do frevo, tá muito bonito mesmo. Quem fala dele é porque não gosta mesmo de carnaval”, comentou o casal.

E o clima perto do Galo está tão cativante que teve quem fez uma pausa no caminho para o trabalho para curtir um pouco. Foi o caso de Inilda Gomes, de 65 anos.

“O galo tá muito lindo, homenageando várias pessoas, várias causas. Tá tudo muito lindo. São importantes essas mensagens que ele trouxe. Vou trabalhar e dei uma paradinha para passar aqui e curtir”, relatou a foliã.

Sobre o Galo

Sob a temática do Carnaval do Recife 2025, “Carnaval do Recife. É gente”, e assinada por Leopoldo Nóbrega e da designer Germana Xavier, a alegoria gigante da Ponte Duarte Coelho assume, neste ano, a identidade do Galo Cidadão Ecológico. 

Com 32 metros de altura, cinco a mais do que nos anos anteriores, o galo traz mensagens de respeito e inclusão a população neurodivergente, saúda o meio ambiente, faz homenagem aos catadores de lixo e reverência manifestações culturais e agremiações carnavalescas. Ao todo, a alegoria pesará 8 toneladas.

A paleta de cores do Galo Cidadão Ecológico traz tons quentes que remetem ao frevo e importantes manifestações de brinquedos carnavalescos. O branco, verde, amarelo, o azul e o vermelho, presentes em sombrinhas de frevo, nos brinquedos da La Ursa, bem como nas golas de Maracatu Rural.

As asas, revestidas de azul, fazem menção à cor alusiva à população autista, que também está presente no colar de quebra-cabeças, identificação mundial para pessoas com autismo e que se torna símbolo de um Carnaval cada vez mais inclusivo. 

A seus pés, o Galo contará com um jardim cenográfico upcycle com cerca de 100 flores confeccionadas com materiais descartados. O jardim gigante é inspirado na obra do paisagista Burle Marx e sua relevante contribuição para os jardins urbanos como espaço de arte e tão presentes no Recife, Cidade Parque e cujos espaços abertos e de convivência urbana ao longo do Capibaribe dialogam com o Gigante, que reina sobre as águas do maior dos rios que cruzam a cidade.

Mais notícias