A Neoenergia, a Polícia Civil e o Instituto de Criminalística, identificaram o desvio de energia na indústria de tintas Starlux, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
O proprietário da empresa foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e poderá responder por furto de energia elétrica, crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até quatro anos de reclusão.
Segundo a concessionária, ficou constatado que a unidade consumia energia sem de forma irregular, sem passar pela medição.
A equipe técnica eliminou a irregularidade e normalizou a situação do cliente.
Estima-se que foram furtados 320 mil quilowatts-horas, quantidade suficiente para abastecer cerca de 2,7 mil residências por um período de 30 dias.
Esse tipo de crime compromete a qualidade e a segurança do fornecimento de energia para toda a população, podendo causar sobrecarga na rede elétrica e aumentar o risco de acidentes dentro da indústria e até mesmo fora dela.
O que fazer
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar.
Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.