° / °

Acervo
Temporal

Estado anuncia medidas para ajudar municípios castigados pelas chuvas

População deve seguir orientações da Defesa Civil

Publicado: 06/02/2025 às 06:09

Raquel Lyra anunciou medidas/Foto: arquivo

Raquel Lyra anunciou medidas/Foto: arquivo

Raquel Lyra anunciou medidas
Governo  do  Estado anunciou medidas para ajudar municípios  que  que precisam de suporte para atender  áreas  e  pessoas  em  situação  de  risco  em  decorrência das fortes chuvas que atingem Pernambuco.
 
Na quarta (5), integrantes da gestão  estadual  monitoraram as chuvas na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no Recife.
 
“Desde  as  primeiras  horas,  acompanhei  o  volume  de  chuvas que tem caído no Grande Recife  e  coordenando  tudo  o que está sendo feito pelos órgãos estaduais para mitigar os efeitos desse temporal. Entrei em  contato  com  vários  prefeitos por  telefone e informei que estamos prontos para ajudá-los  com  o  que  for  necessário.  Nossa  prioridade,  agora, é o cuidado com as pessoas e  a  salvaguarda  das  vidas  de quem  vive  e  trabalha  nesse chão”,  declarou  a  governadora Raquel Lyra, que esteve em  Brasília  ontem  para  uma agenda institucional.“Todos os alertas relativos a essa precipitação foram da-dos desde a segunda-feira. 
 
As chuvas começaram na terça-feira (5), tivemos episódios de alguns deslizamentos mas,  até então, sem vítimas. As nossas equipes estão trabalhando para que permaneça dessa  forma, e o Corpo de Bombeiros também  está com suas equipes nas ruas”, afirmou a vice-governadora  Priscila  Krause, que  esteve na Apac, ontem, representando a governadora Raquel Lyra. A Defesa Civil do Estado permanece monitorando as regiões que estão com  maiores índices de precipitações. 

“É  importante que a população mantenha contato com a Defesa Civil do seu município  para  buscar orientações e que nesses períodos de chuvas intensas  desenvolva medidas de autoproteção, não ultrapassando determinadas localidades, nem a pé, nem com veículos”, enfatizou o gerente de Gestão de Riscos da Defesa Civil do Estado, tenente-coro-nel BM George Vitoriano.

Devido às fortes chuvas que atingem diversos municípios de Pernambuco, o expediente nas repartições públicas estaduais dessas cidades foi encerrado às  14h.
 
As aulas  das escolas da rede estadual também foram suspensas no turno da tarde, mas os serviços essenciais foram mantidos. Em caso de emergência, a gestão estadual orienta que a população entre em contato com a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombei-ros (193
Mais de Acervo