Vida Urbana
Combate ao crime
Esquema de fraude em licitação e desvio milionário de verbas é descoberto no Litoral Sul
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e as Polícias Civil e Militar deflagraram, nesta quarta (5), a operação Lupa Capitolina
Publicado: 05/02/2025 às 10:09

MPPE fez operação no Litoral Sul (Foto: MPPE)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e as Polícias Civil e Militar deflagraram, nesta quarta (5), a operação Lupa Capitolina.
Ministério Público constatou "fortes indícios de conluio" entre empresas controladas por um grupo econômico para frustrar o caráter competitivo das licitações e desviar recursos públicos do município de São José da Coroa Grande.
O prejuízo causado ao erário é estimado até o momento em R$ 2.451.464,35 .
A ação é da Promotoria de Justiça de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul. Participa também o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE)
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São José da Coroa Grande e Barreiros, na mesma região.
As diligências resultaram na apreensão de dispositivos eletrônicos, documentos, dentre outros itens de interesse das investigações.
O trabalho de campo envolve 8 Promotores de Justiça, 17 servidores do MPPE, 20 policiais civis e 12 policiais militares.
Investigação
Crimes
Os crimes investigados ocorreram entre os anos de 2018 e 2022.
Segundo o Coordenador do Gaeco/MPPE, Promotor de Justiça Roberto Brayner, o esquema envolve a participação de empresas de fachada, laranjas e possivelmente servidores públicos. "As empresas investigadas foram beneficiadas em diversos contratos com o município, principalmente na área de serviços de manutenção e de iluminação pública”, detalhou.
O objetivo das diligências é reunir provas para comprovar a autoria, materialidade e extensão dos ilícitos praticados.
O Ministério Público de Pernambuco reforça o seu compromisso com o combate à corrupção e à criminalidade organizada em Pernambuco, em defesa da cidadania, do patrimônio público e da sociedade.
Últimas

Mais Lidas
