![(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil) (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)]() |
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil |
O consumo de bebidas alcoólicas durante o Carnaval de 2024 teve um aumento de 12% a nível nacional, segundo uma pesquisa da Linx, empresa do grupo StoneCo. Este número disparou para 137% em conveniência e minimercados. Em 2025, as vendas devem seguir o mesmo ritmo e, pensando nisso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, no Recife, emitiu uma série de orientações sobre os perigos do uso de substâncias psicoativas.
O álcool, que muitas vezes é consumido de forma exagerada durante as festividades, está entre uma das principais causas de atendimentos emergenciais desta época.
Os efeitos causados pelo seu consumo excessivo variam de desidratação e vômitos a quadros mais graves, como intoxicações severas, crises convulsivas e comportamento agressivo.
O uso de drogas ilícitas também preocupa, pois pode desencadear surtos psicóticos, reações imprevisíveis no organismo e aumentar o risco de acidentes e violência.
“A dica mais importante é a de ingerir água de forma intercalada com as bebidas alcóolicas. O álcool por si só já acelera a perda de líquidos no corpo e, associado ao calor intenso e à grande concentração de pessoas, pode aumentar os riscos de desidratação. Além disso, é fundamental lembrar de não misturar álcool e energético, pois essa combinação pode causar arritmias, risco cardíaco e outras condições graves”, alerta a médica da unidade, Amandha Cruz.
Entre outras orientações para curtir o Carnaval de maneira equilibrada, estão: evitar bebidas de procedência duvidosa; não misturar diferentes tipos de substâncias; se alimentar bem antes e durante o consumo das bebidas alcoólicas; respeitar os limites do corpo e saber a hora de parar; jamais dirigir sob efeito de álcool ou drogas; beber devagar;
Caso perceba sinais de mal-estar em você ou alguém próximo, como confusão mental, dificuldade em permanecer desperto, vômito, dificuldade de respirar, pele úmida ou fria e convulsões, ou comportamento alterado, busque ajuda médica imediatamente.
A UPA Caxangá funciona 24h e conta com equipe multidisciplinar para prestar atendimentos neste tipo de caso e outras emergências e urgências.
Acidentes de trânsito
Além de causar diversos sintomas no corpo se consumidas em excesso, as bebidas alcoólicas também são responsáveis por acidentes de trânsito.
A Operação Carnaval 2024, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrou 57 sinistros de trânsito, com 50 feridos e duas mortes. Os sinistros aconteceram nas BRs que cortam Pernambuco entre os dias 9 e 14 de fevereiro,